Canonical passa a pedir doações na página de download do Ubuntu

Canonical passa a pedir doações na página de download do Ubuntu

A Canonical está pedindo doações na página de download do Ubuntu. O pedido nada discreto vem na forma de “pague o quanto você achar que vale”. O pagamento pode ser feito por Paypal e a liberação do download é feita a seguir. Não é uma venda, no entanto: o Ubuntu continua gratuito e é simples pular a tela de doação.

Sendo uma empresa, a medida adotada pode parecer estranha, mas é algo comum em distros Linux comunitárias. O desenvolvimento do Ubuntu não rende nada para a Canonical diretamente, já que a distro é gratuita. Ela ganha dinheiro com suporte e alguns acordos com fabricantes, mas isso nem de longe se compara aos sistemas operacionais comerciais, como o Windows ou o OS X.

Recentemente a mantenedora do Ubuntu teve que lidar com uma ação polêmica ao incluir resultados patrocinados da Amazon nos resultados de buscas na interface nativa do Ubuntu 12.10, em desenvolvimento. Com o recurso (que pode ser desativado) ela ganhará pequenos valores em cada compra feita por meio dos cliques nos resultados patrocinados.

Seja lá como for, não é errado ganhar dinheiro com software livre: ela tem muito trabalho e custos contínuos para manter o sistema. A opção de doar diretamente no download deve arrecadar mais fundos daqueles que topam suportar o projeto desta forma, visto que antes não era tão claro como novas pessoas poderiam contribuir financeiramente. A página de doações no download permitirá escolher quanto irá para cada área do desenvolvimento do Ubuntu:

Isso poderá ajudar a guiar as futuras decisões da empresa.

Muita gente torce o nariz para estas ações, o que pode prejudicar a imagem do Ubuntu. Ganhar dinheiro com software livre pode ser visto pelos mais críticos como uma forma de se dar bem em cima do trabalho voluntário dos outros. Pelo menos o download ainda será liberado gratuitamente, não há motivos para preocupação. Doa quem quer.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X