As principais novidades do Android 4.2

As principais novidades do Android 4.2

O Android 4.2, que equipará o Nexus 4 e 10 e diversos dispositivos novos daqui para frente, traz uma série de aprimoramentos ao Jelly Bean. Falando nisso, o nome seguirá o mesmo do 4.1: Jelly Bean.

A página de novidades do sistema destaca os novos recursos, alguns bem interessantes.

Para começar, um app totalmente reformulado para a câmera, chamado Photo Sphere. Ele permite combinar automaticamente diversas fotografias num sistema de navegação imersivo, algo como as fotos em 360º. Os resulados podem ser enviados ao Google Maps/Street View e conferidos nesta página. É um modo panorâmico em todas as direções, permitindo criar fotos 360º com uma câmera comum de smartphone, de forma bem prática e barata. Confira:

O teclado suporta gestos, permitindo digitar muita coisa deslizando os dedos sem precisar se preocupar com palavras individuais nem espaços. Lembra alguns recursos disponíveis em aplicativos de terceiros, mas agora integrado ao teclado nativo.

Teclado

Os dicionários estão mais relevantes e o recurso que tenta adivinhar a próxima palavra também ficou mais inteligente. O sistema de reconhecimento de voz para ditado pode ser utilizado também offline, algo bem competitivo.

O suporte a vários usuários já era previsto e podia ser utilizado de forma precária, ativando um recurso ainda não oficial. No Android 4.2 o recurso foi finalizado. As contas de usuários contam com todas as personalizações de forma independente: conta Google, configurações, widgets, aplicativos e jogos – inclusive os dados dos apps, como pontuações em jogos. É possível trocar de usuário rapidamente, sem precisar fazer logoff e login. Isso será disponibilizado apenas nos tablets. Seria interessante ver o recurso em smartphones também, pelo menos para separar facilmente perfis de uso, mas ter nos tablets já é melhor do que nada.

Multi-usuário

O novo Android também permite transmitir vídeos para TVs sem fio, usando um adaptador wireless que se conecta numa porta HDMI do aparelho. Ideal para filmes e vídeos em geral, incluindo o YouTube. Virtualmente pode servir para qualquer coisa que estiver na tela.

Tela do Android transmitida para uma TV

O recurso Daydream mostra diversas informações na tela de bloqueio, podendo ser fotos, últimas notícias, etc. Este é um recurso opcional que deve consumir mais energia quando ativado, mas não deixa de ser interessante.

Daydream

O sistema de notificações está melhor, agora permitindo executar algumas ações em certas notificações, como ligar de volta, confirmar convites, etc.

Notificações

O Google Now também foi aprimorado para o Android 4.2, trazendo mais detalhes sobre fotos tiradas em locais próximos, acompanhamento de encomendas, informações sobre lançamentos de filmes, etc.

Uma relação de todos os principais recursos está nesta página (em inglês):

http://www.android.com/whatsnew/

Infelizmente pouca gente terá acesso a todos estes recursos, que serão liberados basicamente para novos dispositivos e alguns poucos “sortudos” que receberão a atualização para o 4.2. Diferente da Apple com o iOS, que oferece atualizações oficiais para aparelhos lançados há um ou dois anos atrás (com redução de recursos, em alguns casos), no mundo Android isso depende da boa vontade de cada fabricante.

Dependendo da marca há divergências sérias com relação ao mercado no qual o produto é vendido. A Motorola, por exemplo: o Xoom original continua tendo ótimas especificações de hardware e é encontrado a um preço bastante atrativo no Brasil, por cerca de R$ 999. Nos EUA ele tem atualização para o Android 4.1 Jelly Bean, mas no Brasil parou no 4.0.4 ICS. Isso decepciona qualquer um, e se repete para muitos donos de aparelhos a cada lançamento do Android.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X