Ultrabooks da Intel terão reconhecimento de voz da Nuance

A Intel quer levar para os ultrabooks um aplicativo/serviço no estilo do Siri: foi anunciada uma parceria com a Nuance, empresa por trás do sistema de reconhecimento de voz.

A interação por voz com os computadores é um sonho antigo dos admiradores de tecnologias, mas ainda não pegou pra valer. O Siri tem funcionalidade restrita, boa parte dos mecanismos oferecem suporte a poucos idiomas e a experiência prática pode ser desgastante, de forma que muitos que testam acabam deixando pra lá no dia-a-dia. Nos PCs o Windows tem um sistema de comando por voz nativo, mas ele acaba sendo pouco utilizado.

O sistema da Nuance deverá equipar alguns modelos de ultrabooks da Intel, e a interação será feita por meio do Dragon Assistant. Chamando “olá, Dragon” o aplicativo fica pronto para os comandos. Ele é um pouco mais inteligente do que outros softwares de reconhecimento, podendo lidar com diversos aplicativos e ações – como buscas na internet, no Twitter, controle de reprodução de música, entre outras atividades. Quem conhece o Siri, da Apple, sabe bem como é.

O vídeo abaixo foi gravado pelo pessoal do Mobile Geeks no IDF 2012, e mostra o Nuance Dragon em ação:

O ultrabook XPS13 da Dell será um dos primeiros com o software/serviço, a ser lançado nos últimos meses do ano. Confira mais no press release.

O software NaturallySpeaking da Nuance serve para o mesmo propósito, mas ele é comercializado à parte. A parceria com a Intel levará o serviço de forma nativa aos seus ultrabooks, embora o press release não tenha deixado claro se será apenas um beta ou se será gratuito “para sempre”, associado ao hardware com o qual for vendido.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X