Lançado TinyCore 4.6

Lançado TinyCore 4.6

Foi lançada a versão 4.6 do TinyCore, distro minimalista (12 MB) com ambiente gráfico e gerenciador de pacotes.

TinyCore

Nesta versão há uma nova tela para seleção de mirrors baseando-se no mais rápido, o que deve facilitar ainda mais a instalação de aplicativos nele.

Diversos outros programas e scripts foram atualizados, mas não há mudanças tão radicais na arquitetura.

Além da versão comum com imagem ISO de 12 MB e da Core, com 8 MB, há uma imagem maior com mais ambientes e aplicativos inclusos. Trata-se da edição CorePlus, ideal para quem quer uma distro minimalista já com diversos programas instalados, sem precisar gerar remasters do TinyCore nem ficar instalando coisas dadas como essenciais a cada boot.

A CorePlus tem 64 MB e conta com uma ferramenta para criação de remasters. Há 7 gerenciadores de janelas, suporte a redes sem fio via diversos firwmware e também pelo ndiswrapper, suporte a teclados não-US, entre outras coisas. Ela também vem com um instalador, facilitando a vida de muitos ao aplicar o TinyCore numa partição ou máquina virtual.

Veja mais detalhes e os links de download no site oficial. Se por acaso for a primeira vez que você ouve falar dessa distro Linux de 12 MB, confira algumas matérias já publicadas aqui no Hardware.com.br, como a seção dedicada a ele no Linux, Guia Prático.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X