Office 2013 suportará ODF 1.2 e edição de PDFs no Word

Office 2013 suportará ODF 1.2 e edição de PDFs no Word

Um artigo de opinião bem interessante publicado na InfoWorld destaca o poder do software livre e a mudança causada em uma grande empresa tradicional de software fechado: a Microsoft. O artigo está traduzido no IDG Now, vale a pena ler.

Ao falar em Microsoft vs software livre logo vem à mente o Linux que, apesar da baixa participação nos desktops, domina um segmento específico e muito lucrativo: os servidores. Mas nem só de Linux se faz o software livre: uma peça importante na luta contra padrões proprietários é o ODF, Open Document Format, utilizado no OpenOffice/LibreOffice. Se o Linux não é uma ameaça tão direta ao domínio do Windows nos desktops, o ODF acabou sendo uma grande pedra no sapato do MS Office.

Como padrão aceito pela OASIS, ISO e diversos países, a adoção do ODF aumentou muito de alguns anos para cá. Em essência ele se diferencia dos arquivos .doc, .xls, .ppt etc por ser aberto, enquanto os outros são proprietários. Conhecendo a estrutura dos arquivos qualquer um poderá criar programas para lê-los, seja hoje ou daqui 10, 20, 30 anos. Com um formato proprietário a situação é bem diferente, já que (além de ter que pagar pelas novas versões) não há garantias de que o formato será suportado “para sempre” pelo fabricante.

A MS relutou bastante em adotar o ODF nos seus programas, o que levou a mesma a criar o OOXML, um formato parecido mas que deixava a desejar perante a comunidade.

Com o Office 2007 os aplicativos do pacote ganharam a possibilidade de abrir, editar e salvar arquivos ODF com a versão 1.1 das especificações do formato. O recurso se manteve no Office 2010, e agora no Office 2013 o formato suportado é o ODF 1.2. Ele não salvará mais arquivos no antigo ODF 1.1, ficando apeans com o 1.2, mas manterá a capacidade de abrir e editar documentos criados com o 1.1.

Uma das grandes melhorias no ODF 1.2 é o suporte a Open Formula, agora aceito no Excel, algo que facilitará muito a troca de arquivos entre usuários/clientes dos dois programas (além de outros que podem ler ODF).

Por fim, um outro recurso que já existe no Libre Office está sendo levado ao MS Office: a capacidade de criar PDFs editáveis (o Office 2007 e 2010 também salvam em PDF, mas não podem abrir arquivos neste formato). O Office 2013 poderá editar alguns tipos de PDF, tentando acertar por meio de análises o que é cabeçalho e rodapé, marcadores e listas, tabelas, etc.

O Libre Office permite criar PDFs híbridos, que podem ser reabertos no programa para edição posterior. O recurso era fornecido por uma extensão mas foi incorporado ao programa. É algo muito útil ao compartilhar documentos dentro de empresas, já que em PDF há garantias de que o formato será exibido/impresso exatamente como criado independente do app cliente de quem recebê-lo; ao mesmo tempo, elimina-se a necessidade de enviar dois arquivos ou compartilhar apenas o original.

Sobre as outras novidades do MS Office 2013, confira estas duas páginas no site oficial.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X