Os HDs de notebook estão ficando mais finos

Os HDs de notebook estão ficando mais finos

Se a concorrência dos SSDs ainda não está servindo para baixar os preços dos HDs magnéticos, ela ao menos está fazendo com que eles fiquem mais finos.

Os primeiros notebooks usavam HDs de 5.25 ou 3.5″ como os usados nos desktops (naquela época “portátil” era qualquer coisa com menos de 12 kg…) mas os HDs para notebooks logo se especializaram, dando origem aos HDs de 2.5″ que se tornaram norma desde então.

Entretanto, a evolução não parou por aí. Os primeiros HDs de 2.5″ tinham 12.5 mm de espessura e eram muito mais pesados que os atuais. Este formato é ainda usado em HDs externos de alta capacidade, mas dentro dos notebooks os HDs de 9.5 mm passaram a ser a norma, já que além de influírem diretamente na espessura dos aparelhos, eles são consideravelmente mais leves.

Mas a evolução não parou por aí. Com o crescimento dos ultrabooks, os fabricantes foram pressionados a lançarem modelos mais finos, com 7 mm de espessura, que além de melhoras no mecanismo internos e redução na espessura dos platters, são em sua maioria HDs híbridos, com buffers de memória flash e um desempenho consideravelmente superior em muitas tarefas que os HDs regulares.

Agora, temos uma nova corrida, em torno dos drives de 5 mm, que devem chegar em breve ao mercado. Estes drives não serão muito proeminentes do ponto de vista da capacidade, já que o formato permitirá o uso de um único platter, mas eles permitirão o desenvolvimento de aparelhos ainda mais finos e ao que tudo indica serão bons também do ponto de vista do desempenho, devido à combinação de um único platter, buffer de memória flash e o uso de técnicas e materiais de produção premium.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X