Android deverá ter suporte a múltiplas contas de usuário

Android deverá ter suporte a múltiplas contas de usuário

O suporte a vários usuários num mesmo computador é algo bem antigo. Até mesmo o Windows 9x/Me tem suporte a vários usuários, embora essas versões nunca tenham oferecido medidas de proteção contra acesso aos arquivos dos outros. Em ambientes como Linux, Unix ou Windows NT um dos pontos fortes sempre foi o suporte multiusuário.

Telefones celulares, e consequentemente smartphones e tablets, já vão no sentido contrário. Os smartphones e tablets são verdadeiros computadores portáteis, mas quase todos os sistemas limitam a interface a uma única conta de usuário. Seja no Android ou no iOS, não é fácil deixar outra pessoa utilizar o aparelho sem que ela tenha acesso aos seus contatos, arquivos e aplicativos. No mundo dos telefones a demanda para isso parece ser menor, já que são, na maioria dos casos, dispositivos tão pessoais como escovas de dentes. Mas no ramo dos tablets a situação fica um pouco diferente. Muitos tablets são compartilhados entre os membros de uma família; o suporte a várias contas de usuário começa a fazer falta.

O Windows 8 (e o RT, a versão ARM) terá suporte a várias contas, usando a mesma base do recurso para desktops. O Android começa a dar os sinais práticos dessa funcionalidade agora. Mesmo sendo baseado em Linux (que sempre teve suporte nativo a várias contas) o ambiente do Android não foi criado com isso em mente. Todo o conceito do armazenamento de arquivos, uso dos apps, configurações, mensagens, etc, gira em torno de uma única pessoa. O iOS, mesmo tendo grande parte do OS X por trás, também se limita a um único usuário para o uso da interface.

No Android 4.1 Jelly Bean o suporte a vários usuários começou a ser trabalhado, aparecendo nas versões recentes do código-fonte liberado pelo Google. Ainda longe de uma versão final, ele pode ser ativado de forma bem simples, rodando o comando:

pm create-user fulano

O comando deve ser executado como root, normalmendo usando o su antes (em um sistema com o root desbloqueado, claro).

Para alternar entre as contas basta usar o botão Power, normalmente segurando-o por alguns segundos:

Power

A dica foi divulgada inicialmente no fórum XDA-Developers, onde há mais detalhes e instruções para remover a nova conta.

Como se trata de um recurso ainda não finalizado, apesar de nativo, muitas coisas não funcionam como deveriam. O novo usuário continuará com acesso a alguns dados do anterior (como mensagens e os apps), e as configurações ficam limitadas para ele (vários itens ficam ocultos).

No estado atual não dá pra recomendar o uso, mas é bom ver que o Google está trabalhando em algo que realmente falta no sistema.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X