Lançado o VLC Player Beta para o Android

Lançado o VLC Player Beta para o Android

O VLC, que é um dos maiores nomes entre os players de vídeo open-source, está finalmente chegando ao Android depois de uma longa espera. O VLC é muito conhecido pelo excelente suporte a CODECs, servindo como um player “curinga” que é capaz de exibir praticamente qualquer tipo de mídia. No Android a meta não é diferente, com os desenvolvedores trabalhando dentro do objetivo de oferecer um player capaz de lidar tanto com arquivos em formatos suportados nativamente pelo SoC, quanto com outros arquivos diversos, que precisem ser decodificados via software.

Atualmente, o Android já possui bons players gratuitos capazes de desempenhar esse papel, tais como o MoboPlayer e o MX Player, mais a entrada de mais um grande nome na disputa tende a fazer apenas com que o segmento avance ainda mais rápido.

Por enquanto, o beta do VLC está disponível apenas para dispositivos com SoCs equipados com processadores ARMv7 com suporte às instruções NEON (o que limita o suporte aos aparelhos mais recentes) e com um desempenho ainda bem aquém do que é esperado para a versão final. Embora possa ser instalado através do Google Play em qualquer aparelho que atenda aos requisitos mínimos, este release inicial é destinado especificamente ao Galaxy S3 e ao HTC One X, onde ele foi melhor testado. Em outros aparelhos ele pode apresentar um desempenho abaixo do normal ou instabilidades diversas. Em outras palavras, trata-se apenas de uma versão preliminar de testes, que continuará a evoluir até termos a versão finalizada.

O NEON oferece um conjunto de instruções SIMD, que similarmente ao SSE, oferece suporte via hardware para o processamento de blocos de dados paralelos, como no caso do processamento de vetores, muito necessário no caso da decodificação de vídeos e outros formatos de mídia.

Além da versão que tira proveito do NEON, será lançada em breve uma versão que roda sem utilizar o conjunto (que rodará em aparelhos com SoCs sem suporte a ele, como o Tegra 2), bem como uma versão para dispositivos antigos, com processadores ARMv6.

Uma notícia curiosa é que o VLC não está disponível para usuários dos EUA e Canadá devido a um problema com patentes, confirmando minha previsão de eventualmente os americanos ficarão sem celulares e sem softwares…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X