Versão não oficial do Unity compilada para o Fedora

Versão não oficial do Unity compilada para o Fedora

O Ubuntu tem sua interface própria: o Unity. Muita gente reclama que o Unity é exclusivo do Ubuntu e que a Canonical não tem interesse em lançá-lo como um ambiente desktop completo para outras distros (ou como uma mera adição aos recursos básicos do GNOME sem o GNOME Shell, como quiser). Se ela não tem interesse, tudo bem: ela não é obrigada a fazer algo para agradar a todos. O Unity é livre e o código-fonte está lá para quem quiser. Se não tem para outras distros é porque ninguém demonstrou interesse em fazer isso antes… Mas agora parece que vai.

Alguns desenvolvedores começaram a portar o Unity para o Fedora. O resultado:

Unity no Fedora

O port atual é do Unity 5.12 com o Compiz. Na imagem, está rodando no Fedora 17.

Essa compilação do Unity tem todo o essencial, mas ainda faltam alguns ajustes: não é completa ou idêntica à do Ubuntu. Usuários interessados em testá-la no Fedora podem utilizar este repositório:

http://download.opensuse.org/repositories/GNOME:/Ayatana/Fedora_17/

É bom notar que ao ativar este repositório alguns componentes do GNOME serão trocados para versões alteradas, compatíveis com o Unity. Quem usa o GNOME Shell poderá não gostar.

Uma forma de adicionar o repositório:

sudo su

cd /etc/yum.repos.d/

wget http://download.opensuse.org/repositories/GNOME:/Ayatana/Fedora_17/GNOME:Ayatana.repo

Segundo o autor do OMG Ubuntu não bastou rodar o ‘yum install unity’, foi necessário instalar também o gconf-editor para que o Unity pudesse ser carregado.

Essa versão do Unity adaptado pode abrir as portas para que o ambiente da Canonical seja disponibilizado em outras distros, mesmo que de forma não oficial – afinal é software livre, não há problema algum e os hacks sempre são encorajados.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X