Torque: projeto para baixar torrents pelo navegador

A tecnologia por trás do BitTorrent já é antiga, mas ela depende de um programa cliente capaz de lidar com as dezenas de conexões. Há clientes para uma grande diversidade de sistemas, tanto desktop como mobile. O navegador Opera mesmo permite baixar arquivos de torrents há muito tempo, sem precisar instalar nada adicional. Mas agora o pessoal da empresa por trás do BitTorrent está lançando um cliente versátil e personalizável com APIs em Javascript, que deve funcionar bem em navegadores modernos.

Ainda em alpha, o projeto Torque permite baixar arquivos via torrents pelo navegador como se fossem downloads comuns. A proposta vai além de simplesmente baixar arquivos por links em sites: o objetivo é facilitar a transferência direta de arquivos entre computadores, ferramentas sociais de compartilhamento e até mesmo possibilitar streaming de arquivos baixados pelo BitTorrent. Tudo dentro do navegador rodando num cliente adaptado (normalmente na forma de plugin), com APIs acessíveis via Javascript.

Alguns projetos do Btapp.js estão nesta página. Muitos ainda não foram publicados, já que ainda estão bem no início da aventura.

O projeto Torque é bem interessante e poderá revolucionar a forma como os sites distribuem os arquivos. Muita gente reclama de ter que baixar um cliente de torrent pela primeira vez, adicionar o torrent ao cliente e seguir com outros passos… Com o Torque a vida de quem vai pegar um arquivo ou outro fica mais fácil.

Nem só de pirataria vivem os torrents, afinal um uso legítimo muito comum é para distribuição de arquivos grandes de software livre, como as distros Linux. Uma opção de download com o link de torrent que baixa direto pelo navegador pouparia muito dinheiro (conexão) dos sites que hospedam as imagens, sem complicar a vida dos usuários finais. Claro que os clientes desktop não vão sumir de uma hora para outra, talvez nunca, mas este projeto vem para complementar e ampliar o alcance das transferencias P2P.

Veja o anúncio do Torque no blog oficial.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X