Lançado OS X Mountain Lion

Lançado OS X Mountain Lion

A Apple lançou hoje o OS X Mountain Lion, nova versão do seu sistema operacional para Macs. Ele estava em testes para desenvolvedores, agora já pode ser comprado e baixado pela App Store. Aos mais céticos é bom esperar um pouco, pois assim como ocorreu com o Lion, muita gente está reclamando dos mais variados problemas.

Divulgado no começo do ano, o Mountain Lion traz várias funções do iOS para os Macs, tornando o comportamento do desktop do OS X mais próximo da experiência encontrada nos tablets e smartphones. Basicamente ele continua as ações que foram iniciadas com o Lion.

Claro que o uso do Mac não muda radicalmente por causa disso: o desktop, a barra superior, o dock… Tudo está lá. Mas algumas novidades típicas de dispositivos mobile passam a fazer parte do sistema.

Um grande exemplo é a central de notificações:

Central de notificações

Um outro bem interessante é o Power Nap, que não pode ser visualizado graficamente mas na prática é muito bom. Ele permite que o OS X trabalhe enquanto o computador estiver em repouso, num estado de baixo consumo de energia. Alguns programas nativos rodarão neste modo por um certo intervalo de tempo, realizando alguma ação em background para entregar o resultado quando a máquina for reativada. Programas como Mail, Contatos, Calendário, Lembretes, Notas, compartilhamento de fotos, Buscar meu Mac e Documentos na Nuvem se beneficiam disso: eles baixam atualizações e/ou sincronizam dados com a internet enquanto a máquina aparenta estar domindo. Os ventiladores e luzes ficam desativados durante o processo e, ao ligar o Mac, os dados sincronizados podem ser aproveitados imediatamente. Isso é especialmente útil para e-mails, mas as possibilidades de uso variam de programa para programa.

Naturalmente o Power Nap é “inteligente”: ele só funciona ao deixar o computador ligado na tomada, para evitar gastar bateria. É uma boa função para aqueles momentos em que a máquina ficaria apenas descansando e recarregando mesmo.

Uma série de recursos podem ser conferidos nesta página, com vários screenshots e explicações em português. Ao todo a Apple cita mais de 200 novidades com relação ao Lion.

Quem comprou um Mac qualificado a partir de 11 de junho pode solicitar a atualização gratuita para o Mountain Lion. Para compras entre 11 de junho e 25 de julho a solicitação deve ser feita até 24 de agosto. Em compras a partir de 26 de julho (amanhã) o cliente tem até 30 dias para solicitar o upgrade gratuito.

Embora os novos sistemas virão com ele na maioria das revendas, ainda é muito comum encontrar máquinas com o Lion, já que nem todo mundo compra Macs pela loja online da Apple no Brasil mas também pelas revendedoras. Segue o link do formulário de pedido da atualização gratuita.

Para quem não pode aproveitar o upgrade gratuito a compra dele pela App Store sai por US$ 19,99. A atualização pode ser feita tanto a partir do Lion como do Snow Leopard, versão anterior.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X