Ex-funcionários da Nokia investem no MeeGo e prometem novos smartphones

O MeeGo teve uma trajetória muito polêmica. Tinha um grande potencial, mas por uma série de acontecimentos acabou abandonado, ficando de fora dos grandes projetos dos fabricantes. Sendo aberto, o projeto está sendo reaproveitado no Tizen, inclusive avançando para rodar apps do Android. Apesar de todo o entusiasmo até mesmo o Tizen não tem um futuro muito claro.

Agora alguns ex-funcionários da Nokia, incluindo ex-diretores e ex-engenheiros, anunciaram uma continuação do MeeGo. Por meio da startup Jolla eles pretendem levar o sistema a alguns fabricantes, e assim lançar novos aparelhos com ele. No Twitter da empresa foi postado:

“Novos smartphones [com]MeeGo serão criados juntos com nossos parceiros industriais e investidores, e com apoio da comunidade do MeeGo.”

Conversando com o pessoal do The Verge representantes da empresa comentaram:

“A Nokia criou algo maravilhoso – o melhor produto de smartphone do mundo. Ele merece ser continuado, e nós faremos isto com todas as pessoas brilhantes e talentosas que contribuem para a história de sucesso do MeeGo.

Junto com investidores internacionais e parceiros, a Jolla Ltd. irá projetar, desenvolver e vender novos smartphones baseados no MeeGo. A equipe da Jolla consiste numa quantidade considerável de engenheiros e diretores cabeças do MeeGo, e está contratando agressivamente grandes talentos para contribuir para a produção da próxima geração de smartphone”.

Detalhes não temos no momento, ainda é cedo para tentar imaginar as especificações, projetos de interface e tudo mais. Independente de qual for o resultado, é bom ver que o código estará sendo reaproveitado e que há gente grande que acredita no potencial do projeto, mesmo depois de tantas notícias ruins.

De qualquer forma a Jolla é independente da Nokia. O trabalho dela não ajudará em nada o N9 ou o N950, pelo menos não diretamente.

Se as investidas no Windows Phone não derem certo a Nokia tem um plano B, ainda secreto – isso se ela não for comprada pela Microsoft até lá. Muitos especulam que neste plano está o Android, mas vai saber? Nesse mundo tudo é possível, é só uma questão de conveniência, momento certo e dinheiro.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X