Boot to Gecko expande parcerias e será chamado Firefox OS

Boot  to Gecko expande parcerias e será chamado Firefox OS

Desde quando foi anunciado todo mundo achou bem estranho o nome Boot to Gecko. Felizmente, como era de se esperar, esse era apenas um nome técnico. Gecko é o motor de renderização e interpretação dos códigos das páginas da web da Mozilla (usado no Firefox). O Boot to Gecko indica um sistema em que, assim que iniciado, o único componente disponível aos apps e ao usuário é o Gecko. Tudo roda nele, e tudo é feito com HTML, CSS e Javascript. A essência continua a mesma, mas o nome final ficou bem melhor: Firefox OS. Apesar do ceticismo quanto ao desempenho e recursos, pelo menos a marca já tem credibilidade, o que pode favorecer os aparelhos com ele no começo.

Firefox OS

Num novo post no blog da Mozilla foram detalhados mais alguns planos para o sistema. O Brasil deverá ser um dos primeiros a receber aparelhos com ele por meio da Telefonica/Vivo, mas agora há novos parceiros, incluindo operadoras em mais países.

Entre as operadoras ao redor do mundo estão Deutsche Telekom, Etisalat, Smart, Sprint, Telecom Italia, Telefónica (Vivo no Brasil) e Telenor. Os dois primeiros fabricantes serão a Alcatel e ZTE. Essas marcas ficam longe dos aparelhos top de linha mas já têm uma boa experiência em aparelhos mais baratos com Android.

A ideia do B2G, agora Firefox OS, é que os apps sejam simples web apps. Para isso a Mozilla desenvolveu uma série de APIs e pretende torná-las padrões pelo W3C, junto com outras que já vinham sendo desenvolvidas para o HTML 5 e CSS 3. Um “app” para o Firefox OS é um app web normal, que poderá rodar também no Firefox nos desktops e potencialmente em outros navegadores.

A dúvida que fica é a experiência final: valerá a pena? Estima-se que os aparelhos custarão na faixa dos US$ 300 ou um pouco menos, o que não seria nada agradável em valores por aqui no Brasil, visto que há (relativamente) bons aparelhos com Android por menos de R$ 400, atendendo perfeitamente ao nicho a que se propõem. A entrada do Firefox OS deixa dúvidas diversas no ar.

A princípio não dá para esperar um desempenho competitivo perto dos apps nativos para iOS ou Andoid (especialmente jogos), mas de qualquer forma serão aparelhos de baixo custo… Com certeza serão melhores do que os feature phones, pelo menos a experiência de acesso à web será bem próxima do que se espera de um smartphone. Agora na qualidade dos apps mesmo, só vendo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X