Curiosidade: os vídeos travados em 301 visualizações no YouTube

Ted Hamilton do YouTube Analytics comentou sobre os motivos de vários vídeos populares travarem a contagem de visualizações em 301 – ou um número próximo.

O fato intriga muita gente, especialmente os seguidores de diversos canais populares no YouTube. É bem estranho nas primeiras vezes. Depois a pessoa se acostuma, mas muitos ficam sem saber o motivo. Por que, afinal, vários vídeos ficam com mais joinhas do que exibições?

Basicamente é um sistema para evitar fraudes. Especialmente útil em vídeos populares monetizados, onde o dono do canal ganha por exibição de publicidade. O site trava a contagem pública em cerca de 300 views, para então processar os dados com mais calma usando algoritmos mais sofisticados. Contagens de visualizações inválidas em geral são ignoradas (como quem vê apenas os primeiros segundos). O mecanismo de trava também evita que bots sejam usados para aumentar as visualizações. Depois de algumas horas – ou até mais de um dia, em alguns casos – o número passa a exibir a quantidade real de visualizações. Nesse ponto os algoritmos já checaram as visualizações dadas como reais.

Por que 300? Foi um número escolhido pelos desenvolvedores no começo. Basicamente o algoritmo verifica se o novo acesso correponde a uma posição inferior ou igual a 300 (algo como: se x <= 300, conte e atualize o contador; caso contrário, conte, mas não exiba). Se for até 300 (incluindo o número 300) então a contagem entra na visualização pública, ficando 301. Se o novo acesso for o 302º, ele vai para a contagem interna mas não aparece mais na exibição pública até que os dados sejam processados e validados.

Em alguns casos o contador trava num número um pouco maior, como 302, 304 ou até mesmo 310. Isso normalmente ocorre quando vários acessos simultâneos são feitos. Como o site usa vários servidores para entregar os vídeos, é comum que duas ou mais visualizações sejam gravadas simultaneamente, passando no teste “se x <= 300″… Durante a sincronização fica o valor conseguido, um pouco maior do que os 300, levando em conta os dados dos vários servidores.

Veja o vídeo com as declarações abaixo (em inglês, infelizmente sem legendas):

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X