Mais um pouco sobre o iOS 6: restrições artificiais e upload no Safari

Mais um pouco sobre o iOS 6: restrições artificiais e upload no Safari

O iOS 6 anunciado nesta semana traz muitas novidades, normalmente na forma de pequenos recursos e melhorias que farão a diferença juntos. Apesar de ser anunciado também para o iPhone 3GS, modelo já antigo que continua à venda, nele as coisas não serão tão bonitas assim. Várias das novidades principais ficarão de fora. Algumas restrições se dão pelas características do hardware ultrapassado mesmo, e outras aparentemente são artificiais, para variar.

Na página do iOS 6 (que está em beta para desenvolvedores cadastrados) as principais restrições citadas são essas:

  • A navegação curva-a-curva e o Flyover (modo de visualização 3D com fotos) no app de mapas só estarão disponíveis no iPhone 4S, iPad 2 ou 3.

Modo Flyover no app de mapas

Modo Flyover no app de mapas

  • O Siri está sendo levado ao iPad 3 com o iOS 6, e só nele (em adição ao 4S). Não irá rodar nas versões anteriores do iPhone, no iPad 2 nem no iPod touch.
  • O compartilhamento de fotos via Photo Stream requer pelo menos o iPhone 4 ou iPad 2, ou um Mac com o OS X Mountain Lion.
  • O Face Time sobre rede de dados celular requer o iPhone 4S ou o iPad de terceira geração.
  • A lista de contatos VIP no cliente de e-mail e a caixa de entrada para mensagens destacadas só serão liberadas para iPhone 4 ou iPad 2 (ou superiores, claro). Pelo visto fica de fora até mesmo o iPod touch 4G. Esta tem toda cara de ser uma limitação artificial, já que não parece usar tantos recursos assim uma simples seção a mais no cliente de e-mail.

Além dos recursos amplamente comentados o Mac Magazine publicou uma lista com alguns que andam passando despercebidos pela maioria. O que mais me chamou a atenção (até mesmo para uso pessoal, dado o que faço com blogs) é o upload de mídia pelo Safari:

Upload de arquivos pelo Safari

Pela primeira vez o Safari mobile permitirá enviar arquivos por meio de formulários web – aquele tradicional campo <input type=”file”>. A princípio o upload parece restrito a fotos e vídeos, mas sem dúvida alguma é melhor do que nada.

Carregar fotos para sites que não disponibilizam apps específicos era um sufoco, sendo necessário quase sempre recorrer a um computador. Agora qualquer formulário web deverá funcionar. O suporte ao WordPress pelo menos é dado como garantido pela Automatic. É incrível como um recurso tão simples veio aparecer só agora no navegador do iPhone. Quem sabe com jailbreak talvez dê para carregar todo tipo de arquivo, não ficando limitado a fotos e vídeos.

Nota: o app WebUploader promete fazer upload, mas é um navegador limitado e não oficial (custa $0,99 na App Store).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X