USPS bane o transporte de pacotes com baterias Li-ion, incluindo smartphones, tablets, etc.

USPS bane o transporte de pacotes com baterias Li-ion, incluindo smartphones, tablets, etc.

Se você já comprou algum produto dos EUA pela web, é bem provável que ele tenha sido entregue via USPS, que é o serviço postal dos EUA. Além de ser bem mais barato (o envio de um pacote pequeno geralmente custa menos de 10 dólares, contra os 45 dólares ou mais do Fedex, por exemplo) os pacotes enviados via USPS não são automaticamente tarifados pela alfândega e, quando isso acontece, você acaba pagando um valor bem mais baixo em impostos, pois os impostos são calculados com base no custo total (produto + frete), fazendo com que a economia no envio via USPS mais do que dobre.

Em resumo, a menos que você esteja mesmo com muita pressa e faça questão de receber o pacote em no máximo 3 dias, o envio via USPS é sempre vantajoso em relação ao envio através de couriers como o Fedex e o UPS.

Entretanto, isso está prestes a acabar. Devido a dois acidentes envolvendo betarias Li-Ion em aviões de transporte (um deles em 2010, que causou uma explosão e a subsequente queda de um 747-400 próximo a Dubai, matando os dois pilotos) levaram a USPS a decretar o banimento do transporte de pacotes contendo baterias Li-Ion para fora dos Estados Unidos, que entra em vigor a partir de 16 de maio.

O banimento afeta não apenas smartphones, tablets e notebooks, mas praticamente todos os dispositivos eletrônicos (já que praticamente tudo usa baterias Li-Ion), que não poderão mais sair dos EUA através desta forma barata de transporte. Naturalmente, continua sendo possível fazer compras através de outras empresas de transporte, como as já citadas Fedex e UPS, bem como a DHL, mas o uso delas tornará as compras muito menos vantajosas, devido aos custos do envio e, pior, por causa dos impostos adicionais cobrados sobre o custo do envio.

A justificativa é que as baterias Li-íon podem pegar fogo ou explodir sob certas condições, especialmente quando completamente carregadas ou não acondicionadas adequadamente.

Existem dúvidas sobre como o banimento será implementado e se eles serão realmente capazes de fiscalizar os pacotes, ou se isso se tornará apenas mais uma norma fantasma que não é seguida, mas de qualquer forma fica o aviso de que os pacotes poderão ser devolvidos. O banimento deve permanecer em vigor até primeiro de janeiro de 2013, quando a empresa espera ter preparado conjunto de novas normas em relação às quantidades de lítio e normas de empacotamento ou instalação que permitirão restabelecer o transporte.

Naturalmente, a notícia afeta apenas as compras vindas dos EUA. Compras vindas da China, Taiwan ou outros países continuam vindo normalmente através dos correios. 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X