Melhorando a autonomia no Linux: PowerTOP 2.0 disponível, depois de 5 anos

Melhorando a autonomia no Linux: PowerTOP 2.0 disponível, depois de 5 anos

O PowerTOP é um aplicativo desenvolvido com apoio da Intel, com o objetivo de melhorar a autonmia de laptops e netbooks rodando Linux, identificando focos de consumo que podem ser corrigidos alterando as configurações do sistema. Não apenas ele indica o problema e oferece a solução, como em muitos casos ele é capaz de corrigir o problema sozinho:

Havia escrito um artigo sobre ele em 2007, dando algumas dicas de como reduzir o consumo em laptops com o Centrino, e outra dica rápida sobre ele no Debian.

O motivo de estas dicas serem tão antigas é que o PowerTOP passou muito tempo sem ser atualizado, o que torna o lançamento da versão 2.0, quase cinco anos depois, uma novidade interessante. O anúncio está disponível no: https://01.org/powertop/blogs/ceferron/2012/powertop-v2.0-release

Entre as novidades está o suporte atualizado ao equipamento atual, uma interface remodelada e a possibilidade de salvar os resultados em html ou csv. Ele continua sendo a melhor opção para verificar como anda o consumo de energia e ver no que é possível reduzi-lo para estender a autonomia da bateria.

Por enquanto está disponível apenas o pacote com o código fonte. É de se esperar que as distribuições demorem algumas semanas até que o pacote atualizado esteja disponível nos repositórios.
 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X