Finalmente: lançado OpenOffice 3.4, agora nas mãos da Apache

A Oracle comprou a Sun e não deu a devida atenção para alguns dos seus projetos. Um dos casos mais drásticos foi o do OpenOffice. Depois de muito enrolar ela acabou doando o projeto para a Apache Software Foundation – o mesmo grupo que mantém o famoso servidor web Apache, já que eles também lidam com vários outros projetos livres.

Nesse meio tempo surgiu o fork LibreOffice, tendo apoio de vários desenvolvedores do original. Com a doação do OO para a Apache ele continuou sendo desenvolvido, de forma que agora a comunidade dispõe dos dois projetos.

Depois de um longo trabalho de limpeza e otimização do código a Apache lançou nesta semana o OpenOffice 3.4. O trabalho foi complicado para garantir um código totalmente livre, que segue os fundamentos e princípios da licença Apache. Alguns componentes precisaram ser retrabalhados, mas no final o projeto parce ter sido bem-sucedido.

Segue um trecho do anúncio, divulgado inclusive em português:

“Com a doação do OpenOffice para a ASF, a fundação e, especialmente, o projeto incubado receberam uma tarefa desafiadora: reenergizar uma comunidade e transformar o OpenOffice de uma base de código com um legado de propriedade intelectual desconhecida em um pacote de software analisado e licenciado pela Licença Apache”, disse Jim Jagielski, Presidente da ASF e mentor Apache do projeto OpenOffice. “O lançamento do Apache OpenOffice 3.4 mostra o quão bem-sucedido foi o projeto: atraindo desenvolvedores de mais de 21 filiações corporativas evitando a influência indevida, sentença de morte das verdadeiras comunidades de código aberto; construindo uma base de código sólida e estável, com aperfeiçoamento e melhorias significativas em relação a outras variantes; e, claro, criando uma comunidade de desenvolvedores saudável, vibrante e diversificada.”

O Apache OpenOffice é o principal pacote de produtividade de escritório de código aberto, com mais de 100 milhões de usuários no mundo inteiro em 15 idiomas em casas, empresas, governo, pesquisa e em ambientes acadêmicos. O Apache OpenOffice 3.4 está disponível gratuitamente para download. As funcionalidades do OpenOffice 3.4 são:

  • processamento de texto, planilhas, gráficos de apresentação, banco de dados, desenho e suporte a aplicações de edição matemática para os ambientes operacionais Windows, Linux (32 bits e 64 bits) e Macintosh
  • traduzido para inglês, árabe, checo, alemão, espanhol, francês, galego, húngaro, italiano, japonês, holandês, russo, português do Brasil, chinês simplificado e chinês tradicional
  • suporte melhorado ao ODF, incluindo novas opções de criptografia do ODF 1.2 e novas funções de planilha
  • melhorias no suporte a tabelas dinâmicas no Calc
  • suporte avançado para gráficos vetoriais escaláveis ??(SVG), incluindo as pontas de linha e transformações de cisalhamento
  • melhorias de desempenho e qualidade

Muitos desejam uma união com o LibreOffice para evitar desperdício de recursos dos desenvolvedores, já que os projetos têm a mesma base e ambos são liderados por grupos abertos, sem interesses comerciais diretos. Considerando isso, a concorrência entre o OpenOffice e o LibreOffice é prejudicial para ambos os projetos, deixando a comunidade confusa.

Para mais informações e download, naturalmente:

http://www.openoffice.org

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X