Nokia com problemas financeiros, cogitada ajuda da Microsoft

Nokia com problemas financeiros, cogitada ajuda da Microsoft

A Nokia continua sua espiral descendente. Recentemente a empresa teve seu índice de crédito mais uma vez rebaixado, o que significa juros muito mais altos e dificuldade em conseguir novos empréstimos, já que os analistas já esperam que a empresa não seja capaz de honrar seus compromissos.

A Nokia, que já foi uma das maiores empresas do mundo, perdeu 90% do seu valor de mercado nos últimos 5 anos, e tem atualmente um valor de mercado de apenas 9.3 bilhões de euros. Recentemente foi anunciado que a Nokia está tentando vender a Vertu, uma subsidiária que produz telefones de luxo. Muitos especularam que poderiam também vender algumas patentes ou mesmo a divisão responsável pelo Nokia Maps (frutos da aquisição da Navteq), mas o CEO foi rápido em desmentir os boatos.

A Microsoft já está pagando US$ 1 bilhão anuais à Nokia, como parte do contrato de incentivos pela adoção do Windows Phone, e com a empresa precisando desesperadamente de mais dinheiro, a Microsoft parece ser a única capaz de salvar o navio. Existe a possibilidade de que a Microsoft compre a Nokia (considerada improvável pelos analistas) ou de que a empresa simplesmente empreste mais 1 ou 2 bilhões de dólares para a empresa finlandesa com condições vantajosas, já antecipando a possibilidade de que a Nokia não seja capaz de honrar o débito em nenhum futuro próximo.

Segundo a análise da Reuters, é improvável que a Nokia seja comprada por outra das grandes fabricantes, ou mesmo pela iniciativa privada, já que o valor da empresa é ainda relativamente alto e a íntima integração com a Microsoft complica as coisas. É improvável também que o Google tenha qualquer interesse na aquisição, já que ainda estão digerindo a cara aquisição da Motorola e tentando conter o dano que ela causou nas relações com outros fabricantes. 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X