Dica de limpeza para telas de tablets

Dica de limpeza para telas de tablets

Diferente dos notebooks, onde você toca apenas no teclado e no touchpad, os tablets são operados diretamente com toques sobre a tela, que rapidamente acaba ficando cheia de impressões digitais e sujeira e ao tentar limpá-las mutas vezes acaba-se fazendo pequenos riscos na tela, que com o tempo acabam se acumulando. Embora a maioria dos tablets atualmente use Gorila Glass, que é bastante duro, as telas continuam sendo fáceis de riscar, pois temos a camada plástica do digitalizador aplicada sobre ela, e e precisamente esta camada plástica que risca. Considerando que em muitos modelos (como no caso do iPad 2 e 3) nem sequer é possível trocar a tela com facilidade, riscos acabam sendo uma preocupação crítica.

 

Para manter a tela limpa, reduzindo o volume de impressões digitais e sujeira, a melhor opção é usar uma solução aquofóbica (das usadas em vidros de carro para melhorar a visibilidade em dias de chuva) como o Rain-X. Existem também vários produtos similares, geralmente vendidos como cristalizadores de vidros ou “repelentes de chuva”, que em geral também funcionam bem. Antes de comprar, verifique se o produto não possui amônia, que pode manchar a tela.

Comece usado um pano de microfibra umidecido em água para limpar bem a tela, removendo qualquer impressão digital ou vestígio de sujeira. Olhe a tela contra a luz sob vários ângulos para certificar-se que ela está bem limpa.

Ao terminar, aplique o produto usando um pano de algodão macio, fazendo movimentos circulares por 20 ou 30 segundos ate que ele comece a secar, formando uma camada uniforme sobre a tela. Em seguida, umedeça novamente o pano de microfibra (ele deve ficar úmido, porém não pingando, caso contrário pode acontecer de entrar água dentro do aparelho pelo orifício do microfone ou qualquer abertura em torno da tela) e passe-o gentilmente sobre a tela, usando outro pano de algodão bem seco para secá-la e dar o polimento final.

Depois da aplicação, você notará que a tela acumulará bem menos digitais e sujeira que antes e elas sairão bem mais facilmente, evitando que você precise ficar esfregando a tela e correndo o risco de riscá-la. Em geral a aplicação dura um mês ou mais (de acordo com o volume de uso) e quando começar a perceber a proteção está acabando, basta aplicar o produto novamente. 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X