EA publica jogos casuais na central de programas do Ubuntu

EA publica jogos casuais na central de programas do Ubuntu

Há alguns dias a comunidade em torno do Ubuntu ficou animada com a notícia da presença da Electronic Arts no Ubuntu Developer Summit. O resultado pode não ser tão animador assim, mas ela começou a colocar alguns jogos casuais na central de programas do Ubuntu. Os dois primeiros são gratuitos: ‘Lords of Ultima’ e ‘Command & Conquer Tiberium Alliances’.

A notícia não é tão boa quanto poderia ser, já que são versões web dos mesmos jogos. Não são exclusivos para Linux, não são “programas” no sentido mais conhecido pelos usuários.

Links apt: Lords of Ultima e Command and Conquer Tiberium Alliances.

Ainda assim, ver uma grande empresa colocar jogos na loja de apps do Ubuntu anima muito os fãs da distro e entusiastas de software livre em geral. Isso ainda não quer dizer muita coisa, mas pode ser um passo para a popularização do sistema entre usuários comuns, não entusiastas. No mínimo é um experimento, uma iniciativa para ver como os jogos serão recebidos pelos atuais usuários do Ubuntu. Na pior das hipóteses pode ser mais um canal de distribuição dos jogos da EA, vendo o Ubuntu como uma plataforma viável entre as demais. Apesar de serem jogos pela web carregados no navegador, depois de instalados eles ficam no lançador do Unity, oferecendo a experiência que o Ubuntu se propõe a manter.

A Canonical tem uma meta de chegar a 5% de participação nos desktops com seu sistema num futuro próximo. Muito além de uma distro Linux que apenas empacota os ambientes e programas disponíveis, o Ubuntu tem todo um trabalho próprio que gira em torno do Unity, querendo ir mais além para TVs e até smartphones como sistema para uso com um monitor.

O Steam para Linux também deve chegar daqui algum tempo, com no mínimo alguns jogos da Valve e potencialmente outros títulos para Linux já disponíveis em outros meios, como a Desura. Ainda é só especulação e não há nada certo sobre a participação de outras empresas, mas tudo indica que dessa vez o desenvolvimento multiplataforma de jogos para desktop irá deslanchar de vez por meio do OpenGL (ao menos considerando o Steam). Nos desktops com Windows a vida do Steam ainda será tranquila por um tempo, já que os apps Metro não chegam aos pés dos jogos 3D para PC que há no Steam, e a loja de apps da Microsoft incluirá apenas aplicativos Metro. Já no Mac a situação pode não ser tão bonita no futuro. A Apple vem implantando cada vez mais recursos do iOS no OS X, e talvez não goste de ver o Steam “roubando clientes” da sua App Store.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X