Wi-Fi: 3 gigabits por segundo, usando a faixa dos 300 GHz a 3 THz

Wi-Fi: 3 gigabits por segundo, usando a faixa dos 300 GHz a 3 THz

Em janeiro falei sobre o Wigig (802.11ad) que permite transmitir a 5 Gb/s usando a faixa dos 60 GHz. Embora bem mais rápido que os padrões Wi-Fi atuais, sem oferecer um consumo elétrico absurdo, o Wigig tem uma desvantagem crucial, que é o fato de os transmissores operarem com um alcance muito curto e não serem muito bons em superar obstáculos. Em resumo, o Wigig seria uma boa opção para a comunicação entre dispositivos dentro da sua sala de estar, mas nada que exija um alcance muito maior que esse:

Agora, pesquisadores Japoneses levaram a ideia de transmitir grandes volumes de dados usando frequências mais altas às últimas consequências, chegando a transmissores capazes de transmitir utilizando a faixa dos 300 GHz a 3 THz http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-18072618. O protótipo opera na faixa dos 542 GHz e transmite a 3 gigabits, mas existe a possibilidade de obter taxas de transferência mais altas com o uso das frequências mais elevadas.

Como estas faixas de frequências não são utilizadas por nenhum serviço regulamentado, estes transmissores poderiam perfeitamente chegar ao mercado. Além de oferecerem um baixo consumo eles são bastante compactos:

 

Entretanto, assim como a maioria das soluções ovas e milagrosas, o sistema tem um problema, que é o fato de o sinal ser atenuado rapidamente pelo próprio ar. A conexão funciona bem a distâncias de até 1 metro, mas a partir daí a velocidade decai rapidamente e com três metros não temos mais conexão alguma. Além disso, o sinal é facilmente bloqueado por qualquer obstáculo, sendo incapaz de passar até mesmo por uma porta de madeira ou janela de vidro.

Os pesquisadores especulam que a tecnologia pode ser utilizada em data-centers, substituindo o emaranhado de fios que conecta os servidores por transmissores wireless, mas acredito que esta não será uma boa área, já que a curta distância permitiria apenas a comunicação com servidores instalados no mesmo rack (ou no máximo com os do rack vizinho) e em geral os prifissionais que administram data-centers têm alergia a qualquer coisa “wireless”, preferindo os bons e velhos cabos de rede, que além de baratos são bastante confiáveis.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X