Windows 8 e Windows 8 Pro: estas serão as duas únicas edições do Windows no varejo

Windows 8 e Windows 8 Pro: estas serão as duas únicas edições do Windows no varejo

Ontem a Microsoft anunciou as tão esperadas edições do Windows 8, com uma grande surpresa: no mercado de varejo estarão disponíveis apenas duas. Windows 8 e Windows 8 Pro. Acabaram as confusões na hora da compra, garantindo que todo mundo tenha essencialmente os mesmos recursos.

Windows 8

A mudança remete aos tempos do Windows XP, que tinha apenas as versões Home Edition e Professional (outras variações foram lançadas posteriormente, caso do Media Center e a versão de 64-bit). A confusão com várias versões começou com o Vista, numa tentativa de lucrar um pouco mais ao oferecer recursos extras nas versões superiores, mas no final o modelo não fez tanto sucesso – não é difícil achar usuários que compram PCs com o Home Basic e instalam o Ultimate pirata…

Fica então o Windows 8 para uso geral, com grande foco em computadores e notebooks domésticos, e o Windows 8 Pro para empresas, desenvolvedores exigentes e entusiastas. O Pro substitui as atuais versões Professional, Ultimate e Enterprise, embora o componente Media Center será fornecido como um extra via download (há poucos detalhes no momento: quanto custará? Será só para o Pro?). Alguns recursos que só estavam disponíveis nas versões mais caras farão parte da edição principal, o que é uma novidade muito bem recebida.

Além destes dois temos o Windows RT, correspondente ao Windows on ARM (WOA). Ele não estará à venda nem por caixinha nem download, sendo restrito para OEMs. Equipará tablets ARM e outros tipos de computadores menores e de baixo consumo.

Nos desktops, que é o que interessa para a maioria, tanto o Windows 8 como o Windows 8 Pro permitirão trocar o idioma do sistema “on the fly”, a qualquer momento. Essa é uma evolução e tanto no mundo Windows, já que a instalação de outros idiomas sempre foi complicada e/ou restrita às edições mais caras (no Windows 7 Ultimate e Enterprise é fácil instalar e alternar entre os idiomas, mas só nessas versões mais caras, porque nas outras…).

No blog em que fez o anúncio a Microsoft publicou uma tabela comparativa dos recursos. O Windows RT, apesar de ter a mesma base do 8, não está sendo chamado de “Windows 8” para não confundir os usuários. Afinal de contas ele não rodará aplicativos x86/64, o que deixaria os leigos numa posição desconfortável – imagine comprar um tablet ARM com Windows e esperar rodar os jogos ou CD/DVDs existentes…

Segue a tabela, traduzida:

Nome do Recurso

Windows
8

Windows
8 Pro

Windows
RT

Atualizações do Windows 7 Starter, Home Basic, Home Premium x x  
Atualizações do Windows 7 Professional, Ultimate   x  
Tela de início, Semantic Zoom e Live Tiles (os quadros da interface Metro) x x x
Windows Store (a loja de apps) x x x
Aplicativos básicos (Cliente de e-mail, Agenda, Pessoas, Mensagem, Fotos, SkyDrive, Reader, Música, Video) x x x
Microsoft Office com Word, Excel, PowerPoint, OneNote (uma versão especial distribuída nativamente na compilação para ARM, o que dará certa vantagem aos tablets Windows no mercado corporativo perante o iPad e os tablets Android)     x
Internet Explorer 10 x x x
Criptografia do dispositivo (especialmente para ARM)     x
Connected standby (modo que consome menos energia, mantendo o núcleo do sistema ativo o tempo todo, ideal para tablets tanto x86 como ARM) x x x
Conta Microsoft (permite sincronizar as configurações e acessar outros dados sem precisar ficar logando manualmente, como o SkyDrive, a Windows Store, etc) x x x
Desktop (área de trabalho clássica) x x x
Instalação de software x86/64 x x  
Windows Explorer atualizado (interface Ribbon, novas janelas de progresso, etc) x x x
Windows Defender x x x
SmartScreen (protege contra executáveis suspeitos) x x x
Windows Update x x x
Novo gerenciador de tarefas x x x
Troca do idioma da interface (Language Packs) x x x
Melhor suporte a vários monitores x x x
Storage Spaces x x  
Windows Media Player x x  
ActiveSync Melhorado x x x
File history x x x
Montagem de imagens ISO / VHD x x x
Recursos otimizados para conexões móveis x x x
Uso de gestos numa imagem para logar x x x
Play To x x x
Cliente da área de trabalho remota x x x
Restauração completa do PC (reset e refresh) x x x
Snap x x x
Suporte a toques e teclado virtual x x x
Boot com segurança aprimorada x x x
Cliente de VPN x x x
BitLocker e BitLocker To Go   x  
Boot a partir de imagens VHD   x  
Cliente do Hyper-V   x  
Associação a domínios   x  
Criptografia do sistema de arquivos   x  
Políticas de grupo   x  
Área de trabalho remota (host)   x  

Não foi comentado nada sobre uma versão Starter, embora alguns poucos mercados emergentes receberão uma edição somente com o idioma local, como a China. O Windows 8 Enterprise não é citado junto com o normal e o Pro porque não estará disponível no varejo, sendo normalmente adquirido por meio de contratos do Software Assurance. Ele incluirá todos os recursos do Pro com mais algumas vantagens para implantação em grandes empresas.

Foi bom saber que aquelas várias edições que apareciam no Consumer Preview serão deixadas de lado 🙂

Detalhes como preços e a data de lançamento ainda ficam pendentes.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X