Download de toda a Wikipedia em inglês (sem imagens) em apenas 10 GB

Download de toda a Wikipedia em inglês (sem imagens) em apenas 10 GB

A Wikipedia está divulgando um arquivo com quase 10 GB com todo o conteúdo de texto da versão em inglês. É uma ótima forma de ter toda aquela informação onde precisar, sem depender de uma conexão com a internet – o que pode valer para uso em transporte como aviões ou navios, ou até mesmo num eventual apocalipse zumbi.

O conteúdo está disponível no formato OpenZIM, próprio para arquivos de wiki. Ele preserva as formatações, tabelas, relações de dados e até mesmo as fórmulas matemáticas. Infelizmente o arquivo ZIM fornecido não inclui as imagens. Se incluísse passaria facilmente dos 100 GB para a Wikipédia em inglês, isso considerando apenas as miniaturas das imagens! E para quem acha que 10 GB é muita coisa para baixar, basta lembrar que muitos jogos atuais para PC vão bem além disso.

Os arquivos ZIM podem ser abertos por uma série de leitores, sendo o mais popular o Kiwix, disponível para Windows, Mac, Linux e Sugar.

Wikipedia em inglês no Kiwix

Além da versão em inglês com seus 10 GB (conteúdo de janeiro de 2012) há várias outras linguagens. Para português o arquivo tem 5,4 GB e é referente ao conteúdo disponibilizado online em setembro de 2010, estando bem desatualizado já.

Os arquivos são disponibilizados preferencialmente por torrent, sendo uma ótimo caso legítimo do uso de aplicações P2P. Quase sempre elas são associadas à pirataria, mas a tecnologia em si é ótima: permite compartilhar grandes quantidades de dados sem precisar investir num grande servidor nem pagar caro pela transferência dos dados, já que o compartilhamento é feito entre as máquinas dos usuários.

Leia mais no blog da Wikimedia. Segue o link direto para o torrent da versão em inglês.

Nota: no momento o site parece lento ou inacessível; se for o caso, tente novamente depois de algumas horas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X