Lançado Firefox 12, com atualizações silenciosas no Windows

Lançado Firefox 12, com atualizações silenciosas no Windows

O Firefox 12 foi lançado, com um grande aprimoramento nas atualizações para Windows: agora ele será atualizado automaticamente sem emitir nenhum aviso de confirmação, especialmente o UAC. Apesar de ter fama de chato e irritante, o UAC é importante já que protege o ambiente do Windows contra aplicativos que fazem alterações no sistema, que afetariam todas as contas.

Para conseguir os privilégios necessários ele usará um serviço no sistema, que é instalado com o Firefox 12. Uma vez concedida a permissão, o serviço de atualização será instalado e rodará com privilégios elevados apenas quando necessário (assim como vários outros serviços no Windows), sendo chamado pelo Firefox quando houver uma nova atualização. Nessas chamadas, como já estará rodando como serviço, ele não exibirá a tela do UAC para elevar os privilégios.

A opção de atualização automática fica na seção Avançado das configurações (o print no caso foi no OS X, mas a tela é basicamente a mesma no Windows, desconsiderando o UAC, claro):

Opções do Firefox

No caso de existirem extensões incompatíveis no sistema ele pode emitir um alerta ao ser atualizado, bastando deixar esta opção ativada (que é o comportamento padrão).

Mais de 85 melhorias foram feitas nas ferramentas para desenvolvedores nos últimos tempos. Entre elas estão números das linhas ao visualizar o código-fonte, não é mais necessário recarregar a página para ver mensagens no Web Console, e o Scratchpad recebe os comandos de Pesquisar e Ir para linha no editor.

Quem ainda não tem pode baixar o Firefox em http://www.mozilla.org/firefox/new/.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X