Piratebox: file-sharing offline

Piratebox: file-sharing offline

O fechamento do Megaupload acabou não tendo nenhum efeito tangível sobre os níveis de pirataria (os compartilhadores simplesmente se mudaram para outros serviços) e a repercussão do caso acabou fazendo com que muitos serviços adotassem medidas protetoras que no final das contas tornaram a vida dos copyright trools mais complicada. Agora o Piratebay usa links magnet, que dispensam o uso de trackers, e o site inteiro está disponível para download na forma de um arquivo zipado de 90 MB, permitindo que qualquer um crie um mirror do site em minutos, só para citar um exemplo.

Apesar disso, o compartilhamento de arquivos continua na mira das autoridades e o tema promete dar ainda muito pano pra manga, dando origem a muitas manobras dos partidários de ambos os lados. Um item peculiar, recentemente adicionado ao arsenal dos partidários do compartilhamento de arquivos é o piratebox, um software que permite transformar um roteador com o OpenWrt com um pendrive para armazenamento, um notebook ou mesmo um smartphone em uma dropbox pirata, que permite compartilhar arquivos de forma anônima em qualquer rede à qual o dispositivo for conectado:

 

Uma vez disponível na rede, todos os usuários que tentarem acessar o endereço do dispositivo são direcionados a uma splash page com links para baixar os arquivos disponíveis e um form para dar  upload de outros arquivos. Ele inclui também um chat para comunicação entre os usuários e outras funções. Em resumo funciona como qualquer outro sistema de compartilhamento de arquivos, porém mais rápido, devido a funcionar dentro da rede local e longe dos olhos das autoridades.

Os links para download e instruções estão disponíveis no http://wiki.daviddarts.com/PirateBox_DIY

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X