Usando o GNOME Classic no Ubuntu 12.04

Usando o GNOME Classic no Ubuntu 12.04

O Ubuntu vem com a interface Unity, que todo mundo sabe, muitos admiram e outra parte odeia. Mas nem tudo está perdido: além de ser possível instalar outro ambiente qualquer há uma outra saída para rodar o GNOME no estilo clássico.

O “GNOME Classic” (Fallback) pode ser instalado no Ubuntu 12.04 (em compilações de testes atualmente) por meio do pacote gnome-panel.

Neste vídeo do OMG Ubuntu o ambiente é exibido rapidamente:

A experiência não é exatamente a mesma do GNOME 2, mas chega bem perto.

GNOME Fallback

Duas barras na tela: a superior como menu de aplicativos e pastas, e a inferior como barra de tarefas. Área de notificação no canto superior direito, botões para alternar entre os desktops no canto inferior direito… E por aí vai.

Menus

Para quem prefere o jeitão do GNOME 2, fica a dica. Ele pode ser instalado no Ubuntu 12.04 (atualmente em beta). Depois de instalado escolha GNOME Classic no menu de login.

Todavia vale experimentar também o Cinnamon, que pode ser instalado rapidamente no Ubuntu. Ele tem o estilo do Mint, que usava o GNOME 2 com várias personalizações. Agora aproveitam toda a base do GNOME 3 sem as mudanças radicais da nova interface, ainda rejeitada por boa parte dos usuários.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X