Publicado segundo beta da Mageia 2

Foi publicado o segundo beta da Mageia 2, aquela distro fork da Mandriva. O desenvolvimento segue firme e forte, diferente do que muitos imaginavam quando o fork foi anunciado.

O beta 2 serve basicamente para testar e reportar bugs, não dá ainda para concluir nada a nível de review. Há imagens de DVD de 32 e 64-bit e planos para uma série de liveCDs com imagens menores do sistema, destacando edições com KDE ou GNOME e alguns pacotes de idiomas. Por enqunato os liveCDs ainda não estão disponíveis.

Essa versão beta é baseada no kernel 3.3rc7 e inclui o KDE 4.8.1 e as versões recentes (em desenvolvimento) do GNOME 3.3.x, que formarão o GNOME 3.4.

Em geral as bases da distro são as mesmas de antes (estilo, funcionalidades, etc), basicamente agora com pacotes atualizados, sem novidades radicais. Veja mais detalhes no wiki e no anúncio.

Alguns problemas conhecidos do beta 2 estão nesta página.

Apesar de continuar o desenvolvimento e compartilhar muitos fãs antigos da Mandriva, a Mageia parece não atrair tanto a atenção da comunidade como esperava. Talvez seja pela decadência da distro mãe, algo inevitável dados os acontecimentos com a empresa por trás dela. Falando nisso, no blog da Mandriva não há mais atualizações desde janeiro quando divulgaram aquelas tentativas de reanimação. No fórum há um pessoal comentando que as notícias não são ruins, mas não há detalhes. Publicamente a situação ainda parece indefinida.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X