Windows Phone 8 poderá ser baseado no… Windows 8

Vazaram informações sobre o Windows Phone 8, com uma grande bomba: ele seria baseado no kernel do Windows NT, não mais nas versões atuais do Windows CE. O Windows NT tem seu famoso kernel evoluído no Windows 2000, XP/2003, Vista, 7/Server 2008 e 8. Antigamente tinha versões para várias plataformas, incluindo PowerPC, MIPS e ARM, por exemplo. Com o Windows 8 o sistema teve novamente uma versão para ARM, depois da longa dedicação apenas a processadores x86. Agora parece que essa mesma base equipará smartphones em breve (embora também pode ser que utilizem a versão x86 com processadores Intel, o que parece não ser o caso).

Detalhes do Windows Phone 8 (codename “Apollo”) surgiram no Pocket Now depois do acesso às informações de um vídeo da MS destinado a Nokia. O vídeo foi apresentado por Joe Belfiore, mas o Pocket Now não o divulgou. Paul Thurrott do Win SuperSite confirmou o que sabia por fora sobre o vídeo, dando maior ênfase ao rumor.

A adoção do kernel do Windows 8 tornaria o sistema único: a mesma base poderia rodar em PCs, notebooks, netbooks, tablets e smartphones. Isso não quer dizer que os mesmos aplicativos rodariam em todos eles, afinal no telefone o sistema teria objetivos bem distintos das outras plataformas, mas boa parte do código poderia ser compartilhada com facilidade. Para desenvolvedores seria excelente.

Pelo que se sabe isso traria inúmeras vantagens, incluindo suporte a processadores com vários núcleos, cartões SD, NFC, mais (e maiores) resoluções de tela, etc. O suporte aos aplicativos do Windows Phone 7 seria mantido, então não haveria com o que se preocupar sobre uma possível falta de apps – independente deste vazamento ser verdadeiro ou não, já foi revelado que os apps do WP7 rodarão na próxima versão dele. A integração com o Xbox, Skydrive e Skype seria bem ampla, oferecendo acesso aos recursos do Skype por meio de apps de terceiros.

Apesar de tudo, como o vídeo não foi disponibilizado, fica difícil afirmar com 100% de certeza de que isso é real. É bom aguardar com um certo ceticismo até surgirem notas oficiais. Ao The Verge a Microsoft falou que não tem nenhum comentário oficial a fazer sobre o vazamento. O pessoal do The Verge garante que o vídeo é autêntico.

Atualização: com o anúncio do Windows 8 em junho, ficou claro que tudo era verdade 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X