Botão Iniciar poderá ser removido no Windows 8

Botão Iniciar poderá ser removido no Windows 8

O Windows 8 pode dar adeus ao botão do menu Iniciar: screenshots das compilações recentes vazados na web indicam que o clássico botão sumiu da barra de tarefas. O espaço ali seria preenchido pelo primeiro ícone de programa ou janela de aplicativo desktop, se nenhum ícone estiver fixo. Há mais screenshots aqui e aqui.

Windows 8 sem o botão Iniciar

O Iniciar surgiu com o Windows 95, tendo bem seus 17 anos. Mesmo quen não usa Windows acaba ouvindo algo sobre ele uma vez ou outra: para fazer tudo no sistema era necessário passar por ele, inclusive para desligar (pelo menos ao usar o mouse :p).

Menu Iniciar do Windows 95

No Windows XP ele recebeu ícones fixos proporcionando uma limpeza no desktop, que por padrão ficou apenas com o ícone da lixeira. No Windows Vista foi implantado um dos melhores recursos de todos os tempos: o campo de busca. Ficou muito mais prático abrir programas pelo teclado, evitando a tediosa navegação nos menus e submenus.

O Windows 8 traz uma tela completamente nova, já amplamente divulgada, debatida e testada no Developer Preview.

Tela de entrada do Windows 8, que substitui o menu Iniciar e acrescenta novas funções

A Microsoft justifica a mudança apontando uma série de fatores, que parecem ser mais positivos do que negativos. Resumindo muito: a nova tela de entrada que faz o papel do menu antigo com alguns extras, e ocupa a tela toda, podendo exibir muito mais dados. Isso é realmente útil ao pesquisar, já que o espaço para resultados no menu Iniciar até o Windows 7 é bem pequeno. A tela de entrada comporta mais atalhos de programas, e também é possível fixar ícones personalizados e pastas ali. Fora isso o objetivo é consolidar a interface dos vários produtos da empresa.

A forma de acessar o menu, no entanto, não mudou. Basta levar o cursor para o canto inferior esquerdo e clicar. Ou usar a clássica tecla do logotipo do Windows, presente em quase todos os teclados. No caso dos tablets, o conceito adotado pela Microsoft consiste em arrastar da borda para dentro – o pixel da borda é sensível aos comandos. Isso permite abrir tanto a tela de entrada (que também contará com um botão físico nos tablets) como os menus dos aplicativos estilo Metro.

O Windows 8 ainda não foi finalizado, é claro. Logo sairá o beta público. Se a pressão for grande, quem sabe a Microsoft volte atrás, pelo menos indicando visualmente a posição do menu? Sem indicação nenhuma, um leigo total que nunca tenha tocado no sistema poderá ficar perdido até descobrir como voltar para a tela de entrada depois de ter clicado em alguma coisa. Não seria nada intuitivo, diferente do Windows que conhecemos.

Nota: há quem duvide da veracidade dos screenshots, mas fontes do The Verge confirmaram a substituição do menu por um indicador que aparece apenas ao passar o mouse.

Diferente do que ocorria nas versões anteriores, desta vez a Microsoft estabeleceu um canal direto para divulgação oficial durante o desenvolvimento. Entusiastas, desenvolvedores e usuários avançados podem ficar a par do que está sendo feito no Windows 8 no blog Building Windows 8. Os artigos no blog comentam os recursos com uma certa profundidade técnica dependendo do caso, mas sempre com screenshots e vídeos. Algumas sugestões feitas nos comentários são até mesmo aplicadas no sistema, como as recentes alterações no Windows Explorer. Desta vez todo mundo foi bombardeado com informações reais do sistema, sem precisar ficar esperando reviews de imagens baixadas ilegalmente, o que também ajudou a reduzir a quantidade de screenshots falsos, comuns nos meses antecedentes aos lançamentos anteriores.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X