Windows 8 Consumer Preview disponível para download

Windows 8 Consumer Preview disponível para download

Uma nova prévia do Windows 8 está disponível para download, desta vez um “Consumer Preview” que pode ser considerado como uma espécie de beta inicial do sistema, que ainda pode possuir muitos bugs e está sujeito a muitos modificações antes da versão final, mas que no geral oferece uma boa amostra das mudanças introduzidas pelo Windows 8, que de acordo com suas preferências podem despertar espanto ou aversão.

Em resumo, a Microsoft está adotando uma estratégia bem similar à da Canonical com o Unity: Tentando popularizar o uso de uma interface completamente redesenhada, que visa permitir o uso tanto em desktops com teclado e mouse quanto em tablets e outros dispositivos touch, mudando não apenas elementos estéticos, mas também a própria experiência de uso. Até mesmo o clássico menu iniciar, substituído por um pop-up que aparece ao levar o mouse até o canto inferior esquerdo da tela. A diferença é que no caso da Microsoft as mudanças são ainda mais profundas que no caso do Unity, e destinadas a um público tradicionalmente mais conservador.

Para quem não gostou do Metro, a boa notícia é que ele pode ser desabilitado, dando lugar ao bom e velho desktop clássico, que funciona exatamente da mesma forma que no Windows 7. Usado dessa forma, o novo Windows se comporta de forma muito consistente com o antecessor, e algo me diz que é assim que a grande maioria dos usuários o utilizará.

As imagens do sistema estão disponível para download gratuito no http://windows.microsoft.com/en-US/windows-8/iso. Por enquanto estão disponíveis versões em Inglês, Chinês, Francês, Alemão e Japonês, tanto em versão de 32 quanto de 64 bits. Está disponível também um assistente para Windows Vista e 7 que permite realizar uma instalação via web, bem como o USB/DVD Download Tool, que permite gravar o ISO em um pendrive.

A Microsoft está disponibilizando também o Windows Server 8 Beta, disponível no http://technet.microsoft.com/en-us/evalcenter/hh670538.aspx.

Como de praxe, todas estas versões são gratuitas e podem ser usadas por um período determinado de tempo, que se estende até pouco depois do lançamento do Windows 8 oficial. Como sempre, a ideia da Microsoft é que os usuários testem as versões beta e talvez enviem alguns relatórios de erros e depois atualizem para a versão final quando ela estiver disponível comercialmente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X