Suporte ao Windows 7 será mantido até 2020

Sem grande anúncio recentemente a Microsoft aumentou o prazo para suporte ao Windows. Quem está com o Vista não precisa se preocupar em trocar de sistema tão cedo. Isso é bom especialmente para ambientes corporativos, onde além do custo da licença (multiplicado por muitas máquinas) há toda a questão da migração, compatibilidade, suporte e treinamento, etc.

Com as novas datas o limite de atualizações e correções críticas fica assim:

  • Windows XP: até 8 de abril de 2014
  • Windows Vista: até 11 de abril de 2017
  • Windows 7: até 14 de janeiro de 2020

Tradicionalmente o suporte padrão de 5 anos era estendido em mais 5 para as versões corporativas do Windows e ferramentas de desenvolvimento, mas agora valem para todas as edições. Para aproveitar as atualizações durante a fase de suporte estendido é essencial ter o último Service Pack do sistema em questão.

Esse tipo de suporte não é útil para receber novidades e melhorias, nem correções de bugs leves. A garantia se dá para correções críticas, normalmente de segurança. Falhas que, se não forem corrigidas, poderiam colocar inúmeros clientes da Microsoft em perigo – como invasão de todos os computadores de uma empresa, por exemplo. Lembrando que o Windows não é usado apenas em desktops mas também em diversos tipos de dispositivos embarcados, como caixas eletrônicos, leitores de cartões, sistemas de controle, etc.

Apesar dos esforços consideráveis no Windows 8 e toda a questão de marketing envolvida, o 7 foi um que teve grande aceitação e se mostra bastante estável e confiável, que dificilmente será trocado pelo 8 em massa tão cedo. Com o suporte a correções críticas até 2020, os usuários têm ainda menos preocupações para trocar de sistema.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X