Nokia PureView 808: smartphone com câmera de 41 MP

Em tempos de Mobile World Congress não param de aparecer novidades no mundo dos smartphones, então vamos lá com mais um da Nokia. Mas dessa vez não é com Windows Phone.

A Nokia anunciou o 808 PureView, uma câmera fotográfica de 41 megapixel e filmadora full HD no formato de smartphone, rodando o Symbian Belle. E claro, com funções de smartphone também. Só que todo o foco do aparelho fica para a qualidade das fotos e vídeos.

Ele usa um gigante sensor de 41 MP e um novo método para lidar com as fotos. Na configuração padrão ele combina 7 pixels em um só, gerando imagens de 5 megapixel com alta qualidade visual.

A qualidade das fotos não depende exclusivamente da medida em megapixel, mas quanto mais pixels, maior a área capturada. Maior a qualidade dos detalhes. Então fica mais fácil dar zoom ou fazer recortes. Ao redimensionar a imagem para tamanhos úteis na web a qualidade fica impressionante, muito melhor do que uma originalmente tirada em baixa resolução – nesse ponto, quanto mais pixels melhor é. E nisso o PureView se destaca: o zoom se dá com base na área utilizada do sensor para capturar a imagem. Basicamente usando o sensor todo não há zoom, a imagem é salva na configuração escolhida – que pode ir até 38 megapixel, sem combinar os pixels como seria o recomendado. Usando zoom ao salvar fotos menores o que será aproveitado é uma parte menor da imagem. Como o sensor suporta até 41 MP a qualidade não fica deteriorada com esse zoom digital como ocorreria com os sensores tradicionais de 2 a 12 MP. As famosas lentes Carl-Zeiss também estão presentes.

O aparelho pode fazer vídeos full HD a 30 fps. A Nokia garante áudio com qualidade de CD, o que só seria possível em outros modelos mediante o uso de um microfone externo. Ao dar zoom há a vantagem do tamanho do sensor: não há ruído no vídeo, já que apenas a área utilizada do sensor passa a ser menor.

Como smartphone mesmo as características desanimam um pouco, mas esse nem é o objetivo do aparelho: a resolução é de 640 x 360 numa tela de 4 polegadas AMOLED coberta com Gorilla Glass. Entre outros recursos básicos temos um processador de 1,3 GHz (núcleo único), 512 MB de RAM, NFC, Wi-Fi, Bluetooth 3.0, HDMI, USB e 16 GB de espaço interno (até 48 GB usando um cartão microSD). O Belle usado tem o Feature Pack 1, sendo bem melhor do que a geração anterior.

Mais informações estão no site especial e na página do produto, bem detalhada, além do anúncio.

Este documento (PDF) detalha o processo de captura da imagem, explicando o motivo da escolha de um sensor de 41 megapixel.

O objetivo é capturar ótimas fotos, sem borrões nem granulados, mesmo em condições de baixa luminosidade. Ele deve ser lançado na Europa em breve por 450 euros. Para quem quer uma câmera compacta de alta qualidade parece ótimo, tendo como extras as funções de telefonia e os aplicativos que rodam no Belle.

É bem provável que a tecnologia do PureView apareça nos futuros modelos high-end com Windows Phone da Nokia.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X