Micro-SIMs, cortadores e adaptadores

Micro-SIMs, cortadores e adaptadores

Os chips SIM regulares estão em um lento processo de substituição pelos micro-SIMs e a perspectiva é que eventualmente o novo formato substitua o anterior completamente. Na verdade, esta foi uma iniciativa que começou com a Apple, com o único objetivo de criar uma barreira “física” para o uso dos chips em outros aparelhos, mas que como sempre acabou logo sendo burlada, deixando de ser efetiva nesse sentido.

Outros fabricantes passaram a também adotar os chips micro-SIM devido ao fato de eles serem um pouco menores, o que em alguns casos pode facilitar um pouco o design dos aparelhos. De qualquer forma, esta é uma mudança apenas cosmética, que afeta apenas a parte plástica do chip. Chips SIM regulares podem ser convertidos em chips micro-SIM usando um cortador simples, que pode ser comprado em lojas do exterior na faixa dos US$ 5 e chips microSIM podem ser convertidos em chips regulares com a ajuda dos adaptadores que acompanham o cortador:

A principal observação é que os adaptadores resultam em um pequeno aumento na espessura, que farão com que o chip não entre em muitos aparelhos. A solução nesses casos é usar uma lixa de unhas para cuidadosamente lixar a parte traseira do chip, reduzindo sua espessura em algumas dezenas de microns até que ele encaixe.

Naturalmente, é possível também cortar os chips usando uma tesoura, mas isso abre margem para danos e cortes imprecisos. Dado o preço, os cortadores são mais recomendados.

 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X