Benchmarks: ARM e x86 rodando o Ubuntu

Benchmarks: ARM e x86 rodando o Ubuntu

Apesar da Intel fazer pouco caso, o embate dos processadores ARM e x86 nos portáteis e mesmo desktops parece inevitável. Naturalmente, nada indica que os processadores x86 possam perder seu reinado em qualquer futuro próximo, mas os ARM possuem uma chance real de conseguirem abocanhar parte do mercado low-end, oferecendo computadores para navegação web e tarefas leves em formatos mais compactos e com preços mais atraentes, concorrendo com o Atom e outros processadores de baixo custo.

Uma grande dúvida é sobre o desempenho relativo dos processadores ARM em relação aos x86, já que o mero clock e número de núcleos dos processadores diz pouco sobre o desempenho real, especialmente em se tratando de plataformas tão diferentes.

O Phoronix publicou uma série de benchmarks que jogam um pouco de luz sobre o tema, comparando o desempenho de uma PandaBoard ES (baseada no TI OMAP4460, um SoC ARM Cortex A9 dual-core @ 1.2 GHz) com o do Atom N270 (dual-core, 1.6 GHz) e dos antigos Pentium M 750 (single-core, 1.87 GHz) e Core Duo T2400 (dual-core, 1.83 GHz). Como bem sabemos, o Atom N270 é um processador bastante fraco para os padrões atuais, a base da base da pirâmide dentro dos processadores x86, ganhando apenas dos Atom single-core, mas o Core Duo T2400 é um processador mais competente, baseado na arquitetura precursora dos Core 2 Duo para desktops.

Os benchmarks foram feitos usando as versões ARM e x86 do Ubuntu, 12.04 LTS, um exemplo raro de sistema que oferece os mesmos recursos sore ambas as plataformas. A comparação não é inteiramente justa, já que a versão ARM do Ubuntu é ainda menos otimizada que a versão x86, tendo apenas recentemente recebido suporte a operações de ponto flutuante via hardware e assim por diante, mas é o melhor que se pode fazer atualmente.

O desempenho do OMAP4460 nos testes é bastante irregular. Em alguns testes ele chega a ganhar do Core Duo T2400 por uma pequena margem (que além do maior clock, possui uma arquitetura teoricamente mais poderosa) e em outros chega a perder para o Atom N270. Entretanto, os números mostram uma vantagem consistente sobre o Atom, oferecendo na maioria dos testes um desempenho próximo do oferecido pelo Pentium M 750, que ainda pode ser considerado um processador bastante satisfatório para tarefas leves mesmo atualmente.

Estes números oferecem uma segunda opinião aos benchmarks do Anandtech que mostravam o Atom Z2460 single-core (Medfield) ganhando por uma boa margem da maioria dos SoCs ARM dual-core do mercado.

Ao que tudo indica, em sistemas otimizados os processadores ARM podem oferecer um desempenho clock por clock similar ou até um pouco superior ao dos antigos Pentium M single-core, o que os tornaria mais do que capacitados para o uso em netbooks e em desktops destinados a tarefas leves, oferecendo um desempenho significativamente superior ao dos Atom.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X