Spark, tablet livre do KDE com o Plasma Active

Spark, tablet livre do KDE com o Plasma Active

É ruim dar uma notícia sem detalhes, mas no momento não há muitas informações: sabe-se que o pessoal do KDE está trabalhando num tablet aberto para o Plasma Active, projeto de ambiente gráfico para tablets rodando em Linux.

Possível layout do primeiro Spark

O anúncio no blog de um dos desenvolvedores é do último sábado, mas até agora ainda ficam várias dúvidas no ar. O “Spark” não será produzido por grandes marcas e tem uma filosofia bem diferente. Em vez de esperar grandes fabricantes lançarem um tablet aberto, no estilo de um PC, onde pode-se instalar o que quiser, os responsáveis pelo KDE decidiram agir por conta própria, arrumando alguns parceiros para fazer o hardware.

As especificações são modestas, mas não tão ruins assim: processador ARM AMLogic de 1 GHz, GPU Mali-400, 512 MB de RAM, 4 GB de espaço de armazenamento interno e suporte a cartões SD, tela capacitiva multi-touch de 7″, Wi-Fi e (muito provavelmente) conexões USB e HDMI. O preço estimado é de 200 euros.

O Plasma Active, já comentado aqui algumas vezes, é um sistema completo para tablets que pretende concorrer com os outros do mercado, incluindo iOS, Android e Windows 8. Ele oferece uma saída livre num mundo dominado por sistemas proprietários, ou parcialmente proprietários – caso do Android, que nem é tão livre assim. Vendo as notícias do lançamento das versões um e dois você pode ter uma ideia melhor de como é o sistema.

Na ocasição do lançamento delas já havia sido anunciado que os responsáveis pelo KDE trabalhavam em parcerias para um tablet próprio, projeto que agora está mais perto de se realizar. Para detalhes de quando, como e onde comprá-lo, devemos esperar mais um pouco.

Os lucros serão revertidos em investimentos no próprio Plasma Active, garantindo que o projeto se torne auto-sustentável a médio e longo prazo. Considerando a grande quantidade de tablets chineses baratos, vê-se que isso é possível, já que não estão colocando as grandes margens de lucro que os fabricantes tradicionais gostam. Basta pegar um pouco mais pesado no controle de qualidade que não há erro.

Veja mais sobre o Plasma Active em:

http://plasma-active.org/

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X