Google punirá sites com muitos anúncios

Google punirá sites com muitos anúncios

Quem tem site ou blog e acompanha as estatísticas de acesso sabe que mudanças no algoritmo de posicionamento do Google são frequentes. Ele pode fornecer muitos acessos grátis, mas também pode acabar com um site da noite para o dia ao retirá-lo da primeira página da busca. Nem todas as mudanças são comentadas, mas algumas são divulgadas e debatidas ativamente. A mais nova deve afetar sites lotados de propaganda.

Publicada na semana passada, a novidade é que o algoritmo do Google irá detectar sites com muitos anúncios antes da dobra da página. Normalmente os que lotam a entrada de anúncios, forçando o usuário a rolar a tela para ver o início do conteúdo.

Sites com muitos anúncios acima do conteúdo acabam irritando os usuários, e de uma forma geral não deveriam estar aparcendo bem na busca pois provavelmente há outros sites melhores, que poderiam agradar mais. Essa mudança afetará muitos sites que até então reinavam sem problemas, mas para os sites mais sérios não há grandes riscos. De qualquer forma a penalização será automática, então bastará fazer as devidas alterações e aguardar algumas semanas. Tecnicamente nem dá para chamar de penalização, é apenas uma mudança na organização. Quer aparecer antes? Entregue um conteúdo bom e com anúncios equilibrados na página.

Segundo o próprio Google, menos de 1% das consultas no mundo todo serão afetadas. É um número pequeno considerando todos os sites, mas pode comprometer os rendimentos de alguns sites MFA (“made for AdSense”).

É curioso notar que o Google dá as visitas, o Google dá o dinheiro (quase todos os bloguerios e sites usam AdSense) e o mesmo Google pode acabar com o negócio de um dia para o outro. Em essência vale aproveitar tudo o que a empresa pode oferecer, seja publicidade ou visitas grátis, mas nunca bolar um plano que foque exclusivamente nisso. E a experiência do usuário é que deve contar em primeiro lugar 🙂

Falando em experiência do usuário, muitos vêem as exigências do Google como uma grande hipocrisia. Na própria página de resultados do gigante das buscas nem sempre é fácil diferenciar conteúdo de anúncio. Dependendo das configurações do monitor, a cor de fundo da área de anúncios se torna imperceptível perante o branco do fundo geral, onde ficam os links não-pagos:

Locais dos anúncios e links gratuitos no Google

Dentro dos quadros vermelhos estão os anúncios. Muitos usuários clicam neles pensando que são resultados gerais da busca. Eles até podem ser úteis em muitos casos, mas não são colocados da maneira mais ética para uma empresa que exige a diferenciação no caso dos seus “parceiros”. Em outras palavras, “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”.

Dica: o próprio Google dá dicas de posicionamento dos anúncios para vários tipos de páginas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X