Firefox 10 melhora compatibilidade com extensões antigas

Firefox 10 melhora compatibilidade com extensões antigas

A Mozilla liberou hoje a atualização para o Firefox 10. Entre melhorias leves aqui e ali o grande destaque mesmo para os usuários comuns é a compatibilidade com extensões antigas, um problema comum no Firefox.

Firefox 10

Tradicionalmente, a cada lançamento muitas extensões apresentavam alguma incompatibilidade e deixavam de funcionar. Especialmente aquelas distribuídas fora do site de extensões da Mozilla – o que corresponde a cerca de 75% dos add-ons, segundo a própria.

Com o Firefox 10 agora qualquer extensão que funcionava no Firefox 4 deve funcionar nele também. Exceto em alguns raros casos em que a compatibilidade fica mesmo prejudicada por alterações nas APIs ou outras questões técnicas. Em vez de aplicar um bloqueio artificial que proíbe a instalação das extensões apenas por ter trocado de versão, agora as extensões incompatíveis serão bloqueadas uma a uma. Isso faz parte do plano de atualizações silenciosas para o Firefox, que será concluído nos próximos meses – algo similar ao que ocorre com o Chrome.

Essa versão também oferece melhores ferramentas para webmasters e desenvolvedores, fornecendo maior controle de edição dos elementos da página em tempo real para análise do código:

Algumas melhorias foram implementadas nos elementos de composição da página, como anti-aliasing para WebGL, transformadores para o CSS3 3D, API de tela cheia, entre outras coisas detalhadas nesta página.

Ah, e uma leve mudança estética: o botão “avançar” agora só aparece quando for necessário, deixando a tela do navegador mais limpa.

Como anunciado, esta versão 10 do Firefox será suportada por quase um ano, cumprindo o objetivo da edição “Extended Support Release”. Sendo assim, será seguro mantê-la por mais tempo resistindo aos lançamentos futuros no decorrer deste ano, evitando as tão temidas atualizações em ambientes corporativos. Note que o instalador da edição ESR é separado: baixe-o por aqui (os links estão no final desta página, que por equanto está apenas em inglês). O Firefox 10 “comum” será atualizado para o 11 em breve, mas o ESR será mantido ao longo do ano apenas com correções importantes, sem novos recursos.

A atualização para o Firefox 10 pode ser feita na tela “Sobre”, ou baixando o instalador diretamente em:

http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/

Se quiser os links diretos: WindowsMacLinux

Tem site por aí dizendo que o Firefox 10 está em “beta”, talvez porque na hora da publicação a página dele ainda não tinha sido atualizada. Aqui ele foi atualizado no canal “release”, e como consta nas notas de lançamento, não é beta.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X