Caso Megaupload: Filesonic deixa de compartilhar arquivos, e Uploaded.to não funciona mais nos EUA

Caso Megaupload: Filesonic deixa de compartilhar arquivos, e Uploaded.to não funciona mais nos EUA

O fim forçado do Megaupload com a prisão de seus sócios parece ter deixado muitos donos de sites de compartilhamento com medo: pelo menos dois grandes sites estão mudando o comportamento agora.

O Filesonic desativou o compartilhamento de arquivos, agora ele servirá apenas como um disco virtual online – você pode guardar coisas lá, mas só por meio do login de quem carregou é que os arquivos poderão ser baixados.

Tela inicial do Filesonic, destacando o fim do compartilhamento público

Tela inicial do Filesonic, destacando o fim do compartilhamento público

É uma mudança radical para um site de compartilhamento, afinal sem links públicos para o download ele não se torna atrativo perante às diversas outras soluções do mercado (incluindo a concorrência com os que têm mais cara de estarem dentro das leis, como Dropbox, Skydrive, iCloud, Ubuntu One, etc). Além disso ele fechou seu programa de afiliados, que permitia ganhar dinheiro com os arquivos populares.

Outro site bem conhecido, o Uploaded.to bloqueou o acesso ao seu serviço para usuários nos Estados Unidos. No resto do mundo ele continua funcionando.

Uploaded.to nos EUA: "Nosso serviço não está disponível no seu país. Desculpe."

Uploaded.to nos EUA: “Nosso serviço não está disponível no seu país. Desculpe.”

As investigações que resultaram no fim do Megaupload não surgiram de uma hora para outra. O caso ganhou maior repercussão já que teve seu boom coincidindo com a discussão dos polêmicos projetos SOPA e PIPA. Muitos outros sites continuam funcionando como se nada tivesse ocorrido, não se sabe por quanto tempo: Mediafire, 4Shared, Multiupload (que replica automaticamente o arquivo para vários outros sites), etc.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X