Chrome pode ultrapassar o IE em 2012, no lugar do Firefox

Chrome pode ultrapassar o IE em 2012, no lugar do Firefox

Desde que a Microsoft passou a incluir o Internet Explorer no próprio Windows, causando a falência da Netscape, nenhum outro navegador foi capaz de desafiar o navegador da Microsoft em popularidade, já que ele passou a se beneficiar da inércia dos usuários, que tendem a mudar o navegador padrão não apenas quando existe outra alternativa superior, mas também quando ela é bem divulgada e reconhecida.

Durante muitos anos, pareceu que o Firefox eventualmente desempenharia essa função, tornando-se uma opção forte o suficiente para quebrar a inércia dos usuários, levando a maioria deles a executarem e hérculea tarefa de concluir um download, executar o instalador e concluir o tedioso next, next, finish da instalação. Os dados coletados pela StatCounter nos últimos 3 anos e meio entretanto levantam outra possibilidade, de que o Chrome é que seja o navegador a eventualmente desbancar o IE. Basta examinar a curva do gráfico:

O IE vem caindo de forma contínua desde 2008, entretanto o Firefox se manteve por todo o período mais ou menos no mesmo patamar, crescendo um pouco em 2009, mas voltando ao patamar anterior em 2011. O Chrome por outro lado vem mantendo uma curva ascendente contínua, tendo ultrapassado o Firefox agora no final de 2011. Se a tendência se manter, é possível que ele ultrapasse o IE ainda em 2012.

O gráfico da NetMarketShare mostra um cenário bem menos dramático, com o IE ainda confortável nos 47% e o Firefox ainda na frente do Chrome, com 20% contra 17%. Entretanto, a mesma tendência geral de inércia do Firefox, queda do IE e crescimento do Chrome pode ser notada, reforçando a ideia de que o Chrome é que será o primeiro a superar o IE:

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X