Versão de testes do Calligra Suite para Windows

Versão de testes do Calligra Suite para Windows

Já falamos aqui algumas vezes do Calligra Suite, um pacote de aplicativos de escritório mantido pelo pessoal do KDE. Ele já está em desenvolvimento há um bom tempo, mas ainda um pouco longe de atingir o nível ideal na sua missão de ser multiplataforma, mesmo para beta. Todavia o projeto continua bastante ativo: saiu uma compilação para Windows.

A imagem abaixo foi feita no Krita, no Windows:

    Krita rodando no Windows

Entre os aplicativos estão projetos para edição de documentos de texto, apresentações, gerenciamento de projetos, desenho de imagens bitmap (pinturas) e também vetoriais. Vários programas do pacote trabalham com formatos livres, como o ODF (Open Document Format). O instalador (baixe aqui) tem cerca de 150 MB.

Apesar de estar numa versão bastante preliminar, os aplicativos do pacote funcionam bem no Windows e dá para ter uma grande noção do que virá por aí. Os executáveis foram compilados por um grupo parceiro (KO GmbH e NLnet), já que os desenvolvedores oficiais evitam divulgar compilações – eles preferem divulgar o código-fonte, uma vez que praticamente todos eles trabalham com base em Linux.

São esperados erros, travamentos e eventuais diferenças em alguns recursos (comparados ao mesmo programa rodando no Linux). Quem testar poderá reportar os problemas pelo bugs.kde.org, ajudando o projeto a ser aprimorado para o Windows.

O Calligra Suite promete bastante. Apesar da concorrência aberta (com o LibreOffice) o visual do projeto é diferente, vários recursos também. Tende a ser no mínimo um complemento, especialmente nos programas com características únicas ou mais interessantes, como os gráficos.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X