Ressuscitando placas e substituindo capacitores

Ressuscitando placas e substituindo capacitores

Os capacitores estão entre os componentes eletrônicos mais básicos. Eles atuam como dispositivos de contenção, armazenando uma pequena carga que pode ser liberada em caso de necessidade, atenuando assim instabilidade na corrente de entrada, entra outras funções. Por terem uma vida útil bem inferior à de chips e outros componentes, eles acabam sendo uma das principais causas de falhas prematuras de equipamentos. O square-disk publicou um tutorial básico de substituição de capacitores, uma boa leitura para quem está iniciando:

Em geral, é simples reconhecer capacitores eletrolíticos que precisam de substituição, pois eles ficam estufados, um fenômeno causado pela evaporação do fluído dentro dos capacitores. A substituição é uma tarefa relativamente, simples, consistindo em conseguir capacitores com a mesma tensão, capacitância e dimensões, e fazer a substituição usando um ferro de solda, inicialmente removendo o capacitor avariado e em seguida soldando o substituto e cortando as sobras das contatos: 

Hoje em dia a qualidade geral dos capacitores usados na indústria é bem melhor e cada vez mais fabricantes estão migrando para o uso de capacitores sólidos, especialmente em placas-mãe, GPUs e outros componentes mais caros, tornando a necessidade de substituir capacitores algo cada vez mais raro. De qualquer forma, substituir capacitores é um excelente exercício para quem está começando a aprender eletrônica, ou pretende ressuscitar algumas placas e outros componentes antigos encostados devido ao problema. 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X