Ubuntu Privacy Remix e Tails: duas distros liveCD/USB focadas em privacidade

Foi atualizado o Ubunu Privacy Remix, uma versão não oficial do Ubuntu com foco na proteção e privacidade dos dados. Agora como 10.04r2 o projeto traz atualizações nos pacotes, mas nada muito radical nos programas inclusos com relação à versão anterior. De qualquer forma, para quem não conhecia fica a indicação.

O UPR é focado totalmente no trabalho local, sem conexão com a internet. Ele pemite a edição de arquivos e dados sensíveis, que não poderiam ser capturados ou perdidos de forma nenhuma. Os dados são salvos numa mídia externa, como um pendrive – criptografados com várias ferramentas livres, é claro.

A estrutura do sistema se mantém sempre somente-leitura, sem permitir a alteração. Pode ser ideal para editar alguns tipos de documentos em computadores alheios, já que não irá alterar nada no HD nem deixar porções descriptografadas dos arquivos – como ocorreria ao usar alguns outros editores, que criam arquivos temporários… que depois poderiam ser descobertos com ferramentas de recuperação de dados, mesmo depois de excluídos logicamente pelo programa.

O kernel do sistema não permite nenhum tipo de comunicação com redes, como Ethernet, wireless, Bluetooth, etc.

É uma distro específica para uso como liveCD ou pendrive, que pode ser muito útil em algumas situações mas não serve para o dia-a-dia.

Como opção de download há uma imagem de DVD/USB dualboot com o Tails, outro sistema com foco na privacidade. Diferente do UPR, o Tails é destinado a navegação na internet, porém usa o Tor para praticamente tudo. É um sistema prático para quem quer acessar sites sem uma identificação real, embora o sigilo das informações transmitidas não é necessariamente certo, já que depende do caminho de saída da rede Tor. De forma geral fica mais seguro do que usar o TorBrowser, já que o ambiente é isolado e destruído a cada boot.

Os links de download do Ubuntu Privacy Remix (isolado ou dualboot com o Tails) estão nesta página.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X