Razor-qt: novo desktop leve para Linux baseado em Qt

Razor-qt: novo desktop leve para Linux baseado em Qt

O GTK+ tem o GNOME de um lado, Xfce do outro e vários desktops menores para complementar. Qt, por sua vez, normalmente fica restrito ao KDE: a maioria dos ambientes leves são feitos usando as bibliotecas e ferramentas do GTK+. Isso está mudando com o Razor-qt, um ambiente desktop para Linux baseado em Qt – mas não tem nada a ver diretamente com o KDE.

O Razor-qt roda bem em máquinas não tão novas, ao mesmo tempo que não tenta reinventar o modo de uso das interfaces, ficando mais parecido com um desktop tradicional de alguns anos atrás – sem deixar de usar temas modernos, aproveitando os recursos do Qt. Quem procura um ambiente leve baseado em Qt, ou simplesmente mais uma opção, poderá estar bem servido:

Razor-Qt

Ele não é um ambiente completo como GNOME ou KDE (que são quase sistemas operacionais completos :p). De qualquer forma, todos os programas que já rodam no Linux devem rodar normalmente, bastando ter as devidas bibliotecas instaladas. Ele roda preferencialmente sob o gerenciador de janelas Openbox, mas na prática pode usar qualquer outro – até mesmo o Kwin.

O ambiente é baseado em módulos, e naturalmente, o projeto é open source. Atualmente está na versão 0.4. É fácil instalá-lo em boa parte das grandes distros, destacando Ubuntu, SUSE, Fedora, Arch, entre outras.

Confira mais detalhes e screenshots no site http://razor-qt.org/.

No estado em que está ele já tem os componentes principais de um ambiente desktop, como o desktop em si, painel, lançador de programas, etc. Parece que o LXDE e alguns outros ganharão um bom concorrente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X