Nvidia libera código do compilador da CUDA, baseado no LLVM

Nvidia libera código do compilador da CUDA, baseado no LLVM

A Nvidia fez um anúncio interessante sobre a CUDA nesta semana: ela está abrindo o código do seu compilador baseado no LLVM para terceiros. Isso significa que alguns aplicativos poderão aproveitar as funções da CUDA mesmo ao rodar em hardware diferente, como GPUs da AMD e Intel. Isso dependerá de adaptação por quem tiver acesso ao código fonte, mas é um bom começo, já que pode tornar a CUDA mais “universal”. Além da arquitetura de hardware o projeto é aberto para adição de novas linguagens de programação.

A estrutura do compilador LLVM é bastante modular, permitindo adicionar novas arquiteturas e linguagens rapidamente. Ele é usado por diversas grandes fabricantes de software, como Adobe, Apple, Cray, Electronic Arts, entre outras.

A abertura não será totalmente pública ainda: o código será liberado para cientistas, pesquisadores acadêmicos e produtores de software qualificados, por meio de registro nesta página.

CUDA

A plataforma CUDA trata de computação paralela, em que a GPU é utilizada para realizar processamento de outros dados, que normalmente ficariam a cargo da CPU. Usando sua estrutura capaz de processar vários dados em paralelo, o desempenho de alguns tipos de aplicativos ou tarefas pode ser expandido consideravelmente.

O press release não dá detalhes da licença utilizada nem de eventuais restrições. Os conceitos da CUDA não são necessariamente exclusivos, há projetos diferentes com o mesmo objetivo, como o OpenCL, um dos mais citados. A abertura da Nvidia deve chamar um pouco mais a atenção para as ferramentas dela, já que sendo fechadas não tinham como agradar a quem precisava de (ou preferia) algo livre.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X