Loja de apps do Windows 8 permitirá inclusão de software livre

Diferente da App Store da Apple, a loja de aplicativos do Windows 8 permitirá a inclusão de software livre no seu catálogo.

O contrato para os desenvolvedores é bem claro e abre uma exceção num dos itens. Os produtores dos aplicativos deverão fornecer uma licença de uso própria. Se não fornecerem, será aplicada a Standard Application License Terms, uma licença definida pela MS. Ainda assim as licenças fornecidas deverão ser compatíveis com as especificações da licença da MS.

Em geral os termos de licenciamento devem permitir o uso do programa no dispositivo associado a determinada Windows Live ID, sem garantir o direito de cópias. Mas para software livre a exceção foi dada. Qualquer licença reconhecida pela Open Source Initiative será válida (como a GPL e Apache, entre muitas outras).

No caso da Apple a restrição na distribuição compromete boa parte das licenças livres, inviabilizando legalmente a publicação de alguns projetos de software livre na App Store. O produtor do Adium comentou isso há algum tempo. Uma discussão enorme se deu em torno do VLC também, o que fez com que o mesmo fosse retirado da App Store. Se qualquer desenvolvedor reclamar porque um trecho do código que ele contribuiu está num local fechado, que não pode ser redistribuído, ele acaba tendo razão, já que todo o conjunto era livre e deveria ser mantido livre até o fim (pelo menos no caso da GPL).

Apesar de ser um sistema proprietário ao extremo, os usuários de Windows usam muitos e muitos projetos de código aberto, mesmo sem saber. Firefox e Chrome (com a base do Chromium, este aberto) são grandes conhecidos, mas daria para citar vários outros. Sem contar o Inno Setup e o NSIS, dois geradores de programas de instalação muito populares, que estão lá mesmo quando instalam programas restritos.

No caso da loja de aplicativos o grande interesse se dá em torno dos programas “Metro”, que aproveitam a nova interface do Windows 8. E saber que ela permitirá a inclusão de software aberto sem restrições por motivos de licença, pode ser considerado um alívio (ao menos para os desenvolvedores).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X