GNOME lança site oficial para baixar extensões do shell

GNOME lança site oficial para baixar extensões do shell

Apesar da radical mudança de paradigmas introduzida no GNOME 3, o ambiente passou a ser bastante flexível. O GNOME suporta extensões, o que permite adicionar ou modificar recursos. De certa forma isso lembra o que é feito nos navegadores, algo que recebeu destaque por vários anos com o Firefox: a capacidade de expansão.

Para facilitar a localização de extensões, o pessoal do GNOME lançou uma página específica:

https://extensions.gnome.org/

Site de extensões para o GNOME Shell

O objetivo do site é centralizar todas as extensões para GNOME (pelo menos as livres), facilitando o download e instalação das mesmas. Elas podem fazer desde pequenas coisas, como alterar a ordem ou desenho de algum elemento da tela, como também implementar mudanças mais radicais.

O site é dado em estágio “alpha”. A instalação das extensões com um clique no navegador só funciona no Firefox por enquanto; há um problema com navegadores baseados no WebKit (como Chrome ou Epiphany) que deverá ser corrigido em breve. Ah, o sistema requer o GNOME 3.2. Quem usa uma versão anterior terá que atualizar para esta se quiser aproveitar o site.

Por enquanto há poucas extensões por lá, mas tudo indica que logo estará bem cheio, afinal a comunidade em torno disso costuma ser muito ativa. As extensões passarão por um processo de auditoria de segurança, já que envolvem código e farão parte do sistema dos usuários. Extensões maliciosas poderiam fazer todo tipo de coisa, exatamente como um malware ou vírus, por isso serão publicadas apenas depois de passar pelos testes.

Como o GNOME Shell não agradou a muitos, o suporte a extensões é algo muito útil. O Mint 12, por exemplo, aproveita essa versatilidade do sistema para tornar o desktop do GNOME 3 algo mais tradicional.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X