Windows 8 evitará reinicializações automáticas ao aplicar atualizações

Windows 8 evitará reinicializações automáticas ao aplicar atualizações

No post de hoje no blog do Windows 8 foram apresentadas as novidades relacionadas ao Windows Update. Basicamente a questão tratada é sobre a reinicialização automática após instalar algumas atualizações, algo que tanto irrita os usuários.

Atualmente não é difícil encontrar usuários irritados com o Windows Update, especialmente depois de deixar o computador ligado fazendo algum trabalho, como backup ou um longo download. Ao chegar no outro dia e ver a tela de login… Certamente é uma péssima experiência.

Com o Windows 8 o processo de reinicialização por causa das atualizações será mais leve, notificando de forma não intrusiva e evitando a perda de dados.

Primeiro o WU (como os produtores chamam o Windows Update) consolidará todos os pedidos de reinicialização num só, uma vez por mês, quando são instaladas as atualizações de segurança mensais – normalmente a segunda terça-feira do mês. A exceção ficará por conta de pragas graves amplamente divulgadas, como o famoso Blaster, em que um reinício forçado poderá ocorrer para aplicar a atualização.

Por 3 dias o usuário será notificado de que é necessário reiniciar o computador. Aí entra uma grande novidade: a notificação será na tela de login, dispensando os alertas chatos do Windows 7.

Notificação na tela de login

A tela de login (ou computador bloqueado) será exibida por padrão em 15 minutos de ociosidade, garantindo que a maior parte dos usuários consiga ver o aviso. 

As opções de desligar ou reiniciar serão trocadas para “atualizar e desligar” ou “atualizar e reinciar”, algo que já ocorre. Só que haverá um reforço: depois do primeiro dia é que a opção para desligar será trocada por “atualizar e desligar”, para tentar chamar a atenção.

Opção para atualizar e reiniciar

Opções para atualizar e desligar/reiniciar

Se nos três dias o usuário não reiniciar a máquina, um aviso mais agressivo aparecerá, dando um contador de 15 minutos para o reinício.

Mensagem solicitando reinicialização

A grande vantagem desse modelo é que o sistema ficará mais inteligente: o aviso não será disparado se o usuário estiver num programa em tela cheia, como um filme, um jogo ou uma apresentação.

No ramo corporativo o padrão será o mesmo dos desktops/tablets. Só que os administradores poderão desativar o reinício automático por meio de diretivas administrativas, assim como já podem fazer no Windows 7.

Aqueles que optam por desativar as atualizações automáticas mantendo as notificações terão o reinício automático evitado, já que de qualquer forma estes usuários completam a atualização manualmente. Os usuários continuarão com as opções atuais, incluindo download automático sem instalação (fica aguardando confirmação) e apenas notificação de novas atualizações, sem fazer o download direto – sem contar a possibilidade de desativar completamente a verificação por atualizações, o que não é recomendável.

Mais alguns dados podem ser conferidos no post original, incluindo comentários e estatísticas sobre o uso do Windows Update. Em breve deverá estar no blog em português também. Os últimos artigos lá tratam do consumo de energia mais inteligente e de aprimoramentos relacionados.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X