Ubuntu caindo em popularidade por causa do Unity?

Ubuntu caindo em popularidade por causa do Unity?

Um post no blog do Pingdom chamou a atenção para uma tendência significativa: a perda de popularidade do Ubuntu frente a outras distribuições, que pode ser pelo menos em parte atribuída à má popularidade relacionada ao Unity e às incertezas trazidas pelo ambiente. Naturalmente, gráficos de popularidade de distribuições Linux sempre mostram uma grande variação, mas quando um determinado padrão é mostrado ao longo de vários anos seguidos, pode ser sinal de mudanças no horizonte.

Estes gráficos são baseados nos dados do Distrowatch, que embora não possam ser considerados uma amostra fiél, são em geral considerados mais confiáveis que outras fontes em relação à distribuição dos usuários entre diferentes distribuições. Os dados do Distrowatch acabam eventualmente refletindo o market share global das distribuições, já que são estes mesmos usuários que têm vozes ativas e acabam ditando as tendências:

O percentual de visitantes com o Ubuntu vem caindo de forma contínua desde 2005, atingindo um patamar similar ao do Debian, Fedora e OpenSUSE. A queda mais significativa ocorreu ao longo de 2011, refletindo precisamente o timeframe dos problemas relacionados ao Unity. Grande parte da popularidade que antes foi do Ubuntu parece estar sendo transferida para o Mint, que vive um pico de popularidade. Outro gráfico, refletindo a variação dos últimos 12 meses confirma a tendência:

O gráfico do Google trends, que pode ser usado como um indício do percentual de mindshare também mostra uma redução em torno do interesse no Ubuntu e, curiosamente, confirma o aumento de interesse em torno do Mint:

Naturalmente, o Mint é um derivado do Ubuntu, baseado em um snapshot do sistema. Entretanto, além de mudanças de configuração, pacotes e melhorias de usabilidade, o Mint oferece uma diferença importante, que é o fato de terem mantido o uso do Gnome em vez do Unity.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X