Porteus 1.1 RC2, liveCD com o Trinity (fork do KDE 3.x)

Porteus 1.1 RC2, liveCD com o Trinity (fork do KDE 3.x)

Foi publicado o segundo Release Candidate do Porteus 1.1, uma distro “portable” especialmente projetada para rodar como liveCD/USB. Ela é baseada no Slackware. A versão de 32-bit vem com o Trinity, o fork do KDE 3.x. Pode ser uma boa oportunidade para testar o ambiente, especialmente quem não pode rodar ou simplesmente não gostou do KDE 4.x ou da nova moda de interfaces introduzida pelo GNOME e Unity shell.

Porteus: liveCD com o KDE 3.x (Trinity)

Essa versão vem com o kernel 3.1.1 com BFS e o patch ASPM (para reduzir o consumo de energia). Há várias correções nos scripts do sistema, especialmente o copy2ram.

A versão de 64-bit traz o KDE 4.7.3. Para rodar o Trinity pegue a de 32 mesmo. O LXDE também está disponível (nas duas), sendo um ambiente mais leve e direto.

O sistema é um pouco diferente das distros tradicionais, já que tem suas peculiaridades na forma de execução, sendo voltado mais para usar como sistema live. Como consequencia, com otimizações e uma instalação bem enxuta, a imagem ISO é pequena: cerca de apenas 250 MB. Isso vale também para a x86_64, com seus 259 MB.

Veja o anúncio com os detalhes das modificações e pacotes inclusos. Links de download: i486 e x86_64.

Note que a distro pode não agradar se o seu objetivo for instalá-la no HD para uso comum. Nesse caso seria recomendável partir para a distro base, o Slackware, no caso, ou outra de sua preferência.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X